PF prende suspeitos de fraudar acesso biométrico em contas do Gov.br

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (13) uma operação contra um grupo suspeito de fraudar o acesso a contas digitais vinculadas à plataforma Gov.br, utilizando técnicas de alteração facial para burlar os sistemas de autenticação biométrica.

Segundo as investigações, os suspeitos simulavam traços faciais de terceiros para acessar ilegalmente as contas digitais das vítimas, obtendo acesso a serviços públicos e informações pessoais. A fraude permitia que o grupo explorasse dados sensíveis e realizasse operações em nome dos titulares das contas.

Leia também

INSS notifica aposentados com descontos a partir desta terça; veja como será alerta

No total, segundo o INSS, 9 milhões de beneficiários receberão a mensagem; veja como será o alerta

Investigados na CPI da Covid aparecem em esquema de R$ 6,3 bi no INSS

Mauricio Camisotti e Danilo Trento, citados na CPI da Covid, são investigados por envolvimento em esquema que desviou bilhões de aposentadorias, segundo a PF

A operação ocorre em nove estados, com o cumprimento de cinco mandados de prisão temporária e 16 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Paraíba, Mato Grosso, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Tocantins.

Os investigados podem responder pelos crimes de invasão de dispositivo informático qualificada e associação criminosa. Segundo a Polícia Federal, a fraude representa uma ameaça à segurança digital dos serviços públicos e expõe milhares de cidadãos ao risco de terem seus dados pessoais utilizados de forma indevida.

Até o momento, a Polícia Federal não informou o número de vítimas afetadas, mas as investigações continuam em andamento para identificar outros possíveis envolvidos no esquema.

The post PF prende suspeitos de fraudar acesso biométrico em contas do Gov.br appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.