Quem é o advogado apontado como mensageiro do PCC preso em operação no interior de SP


Segundo investigadores, homem era responsável por levar recados de membros da facção presos para integrantes que estão em liberdade. Outras cinco pessoas foram presas em Limeira (SP). Apontado como mensageiro da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), um advogado de Campinas (SP) está entre os presos da Operação Roseaunt, deflagrada pelas polícias Civil e Militar na segunda-feira (12).
Segundo os investigadores, o advogado Júlio César Camargo é responsável por levar recados de membros da facção presos para integrantes que estão em liberdade.
“Aqui nós temos traficantes que se relacionam numa espécie de consórcio, um passa a droga para o outro, e foram presos dois advogados em Campinas que traziam recados das penitenciárias. Por exemplo, de quem vai movimentar agora a biqueira”, detalhou o delegado Leonardo Burger.
Receba as notícias da região de Campinas no WhatsApp
Outro advogado, Timóteo Luís Martins de Sousa, chegou a ser detido durante a operação, mas teve a prisão temporária revogada porque, segundo o delegado Leonardo Burger, apresentou uma versão “que aparentemente o afasta da estrutura da organização criminosa, embora tenha praticado eventuais delitos”.
Nas redes sociais, Sousa se apresenta como advogado criminalista com “mais de 10 anos de experiência” e membro da Comissão de Direitos Humanos nos Presídios da 234ª Subseção da seccional São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP).
Já Camargo permaneceu preso e os policiais apreenderam o celular dele. O g1 entrou em contato com Sousa, mas não recebeu retorno até a publicação desta reportagem. A defesa de Camargo não foi localizada.
O que diz a OAB-SP
Em nota, a OAB-SP informou que “apura toda e qualquer infração que chegue a seu conhecimento por intermédio de representação ou diante de fato divulgado em canais de comunicação.
“A Secional paulista irá adotar as medidas de apuração cabíveis do caso junto ao seu Tribunal de Ética e Disciplina”, disse o texto.
Operação contra o facção criminosa prende cinco pessoas em Limeira
Operação Roseaunt
Além dos dois advogados, outras cinco pessoas foram presas em Limeira (SP) por suspeita de integrar a facção criminosa e praticar tráfico de drogas e roubo.
Um dos presos já foi processado ou condenado pelos crimes de posse e porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas, furto, roubo e receptação.
A Operação Roseaunt foi realizada pelo 36° Batalhão de Polícia Militar do Interior (36° BPM/I), 1º e 10º Batalhões de Ações Especiais de Polícia (Baep) e a Polícia Civil (DIG/Dise) de Limeira.
Durante a operação, também foram apreendidos drogas, dinheiro, celulares, uma moto e um carro.
Operação foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (12)
Polícia Civil/Divulgação
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.