EUA alertam que uso de chip de IA da Huawei “em qualquer lugar do mundo” viola regras

O Departamento de Comércio dos EUA emitiu uma orientação afirmando que o uso dos chips de inteligência artificial Ascend da Huawei “em qualquer lugar do mundo” viola os controles de exportação do governo, intensificando os esforços dos EUA para conter os avanços tecnológicos na China.

O Escritório de Indústria e Segurança da agência declarou em um comunicado na terça-feira que também planeja alertar o público sobre “as potenciais consequências de permitir que chips de IA dos EUA sejam usados para treinamento e inferência de modelos de IA chineses”. O treinamento de modelos de IA envolve bombardeá-los com dados para ensiná-los a reconhecer padrões. A inferência, por sua vez, é a fase em que os modelos utilizam esse treinamento para realizar tarefas.

Leia também

No final, EUA e China devem chegar a tarifas entre 30% a 34%, avalia Canuto, ex-FMI

O ex-diretor do FMI, Otaviano Canuto, analisa em entrevista ao InfoMoney que a negociação entre as duas potências deve demorar mais que os 90 dias anunciados e que relação não voltará ao que era antes

A orientação do Departamento de Comércio torna ainda mais difícil para a Huawei, com sede em Shenzhen, cumprir suas ambições de desenvolver chips mais poderosos para IA e smartphones, esforços que já enfrentaram grandes obstáculos devido às sanções dos EUA.

A Huawei estava projetando seus próximos dois processadores Ascend — a resposta da China aos aceleradores dominantes da Nvidia — com base na mesma arquitetura de 7 nanômetros que tem sido comum há anos, conforme relatado pela Bloomberg em novembro. As restrições lideradas pelos EUA já impediram os parceiros de fabricação de chips da Huawei de adquirir sistemas de última geração.

O escritório apresentou as novas instruções enquanto anunciava, de forma mais ampla, a revogação das regulamentações do governo Biden sobre a exportação de semicondutores usados no desenvolvimento de IA. Essas regras haviam gerado objeções contundentes de aliados e empresas dos EUA, incluindo Nvidia e Oracle.

As regulamentações de Biden “teriam prejudicado as relações diplomáticas dos EUA com dezenas de países ao rebaixá-los a um status de segundo nível”, disse o Departamento de Comércio em um comunicado na terça-feira, acrescentando que publicará um aviso que formaliza a revogação da regra e emitirá uma substituição “no futuro”.

O governo Trump está elaborando sua própria abordagem e pode mudar para negociar acordos individuais com países, de acordo com fontes familiarizadas com o assunto. O Departamento de Comércio afirmou em seu comunicado que o que quer que venha disso será “uma estratégia ousada e inclusiva para a tecnologia de IA americana com países estrangeiros confiáveis ao redor do mundo, mantendo a tecnologia fora das mãos de nossos adversários.”

© 2025 Bloomberg L.P.

The post EUA alertam que uso de chip de IA da Huawei “em qualquer lugar do mundo” viola regras appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.