Canoas anuncia mutirão de cirurgias no Hospital Nossa Senhora das Graças

Para reduzir a fila de pacientes que aguardam por exames e cirurgias em Canoas, o Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) deve começar neste sábado (17) a realizar mutirões de procedimentos em horários estendidos. Nos sábados e domingos, das 7 horas à meia-noite; e, de segunda à sexta-feira, das 19 horas à meia-noite. 

Hospital de Pronto Socorro está operando no HNSG



Hospital de Pronto Socorro está operando no HNSG

Foto: Taís Forgearini/GES-Especial

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP

De acordo com a diretora-geral do hospital, Daniela Oliveira, serão quatro salas cirúrgicas trabalhando ao mesmo tempo no mutirão e o trabalho ocorrerá de forma contínua. “Nesse momento, estão sendo realizados exames de endoscopia e cirurgia de vesícula, que agora são a nossa maior fila de espera. Só para procedimento de vesícula nós temos cerca de 5 mil pessoas aguardando”, afirma.

Conforme Daniela, o mutirão se tornará contínuo, até que o tempo de espera dos pacientes seja considerado normalizado. “Hoje nós temos um passivo muito grande na nossa cidade, que vem se acumulando desde a pandemia, agravou com a enchente e a diversidade de gestão. Agora, estamos todos trabalhando para mudar este cenário”, explica.

Atualização dos exames

Os pacientes que aguardam por procedimentos no HNSG já estão sendo chamados para a atualização dos exames pré-cirúrgicos e o pedido é para que, quem está aguardando, atualize seus dados na sua Unidade Básica de Saúde de referência. “A Central de Regulação entra em contato através dos dados que tem do paciente. Então, é fundamental ter eles corretos e atender ao telefone. Muitas pessoas acabam não atendendo quando não conhecem o número”, reitera.

O trabalho de mutirões começou no início do mês de maio e passou por diversos procedimentos. Além disso, ainda no início do mês, foram reabertos 24 leitos hospitalares, que estavam fechados há mais de um ano. O trabalho é para que ainda neste semestre sejam reabertos mais 36.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.