Mais de 560 galos eram mantidos confinados para rinha em Estância Velha; homem foi preso

Um homem foi preso em flagrante na tarde desta quarta-feira (14) por maus-tratos a animais em Estância Velha, após mais de 560 galos terem sido encontrados em uma propriedade locada no bairro das Quintas. Segundo o secretário de Segurança, Esporte e Bem-estar de Estância Velha, Oseias Francisco Vieira, quando a Polícia Civil e a Guarda Municipal chegaram ao local, um galo estava com focinheira e esparadrapo no bico numa espécie de arena dentro de um galpão, onde rinhas entre galos eram promovidas.

  • VEJA TAMBÉM: Vigilante da Ceasa espancado até a morte em estação de trem era morador do Vale do Sinos

Arena onde as rinhas eram realizadas, dentro de um galpão em terreno de Estância Velha | abc+



Arena onde as rinhas eram realizadas, dentro de um galpão em terreno de Estância Velha

Foto: Paola Altneter/GES-Especial

Em um balcão próximo havia medicamentos veterinários, utilizados possivelmente para potencializar os animais para a rinha. Além disso, um cachorro estava preso em um cercado pequeno, sem água e com sujeira nos arredores. No terreno, havia 276 galos presos e 290 soltos. As autoridade supõem que o cachorro era alimentado com os galos, devido a penas encontradas no cercado.

De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal, Eder Castro, o responsável foi preso em flagrante. Já o dono das terras ficará como fiel depositário dos animais e a Guarda Municipal protegerá o local até a definição do destino dos galos. A audiência de custódia do autuado ocorrerá até amanhã.

Drone foi fundamental para localização

Segundo o secretário de Segurança, a Guarda Municipal recebeu um denúncia há aproximadamente 15 dias, informando maus-tratos em um cachorro e eventos de rinha em um local incerto. Há alguns dias a instituição vinha tentando localizar o terreno e somente na terça-feira (13) o local foi identificado via drone. A partir desse momento foi deflagrada uma ação em conjunto com a Polícia Civil, a Vigilância em Saúde e o Departamento de Bem-estar Animal.

Mais de 560 galos foram encontrados em terreno no bairro das Quintas, em Estância Velha | abc+



Mais de 560 galos foram encontrados em terreno no bairro das Quintas, em Estância Velha

Foto: Paola Altneter/GES-Especial

Homem divulgava rinhas no Instagram

Galos que estavam feridos foram aprendidos para que sejam tratados fora do ambiente. Ainda segundo o secretário de Segurança, o responsável pelo local possui outras ocorrências em crimes de crueldade contra animais, tanto no Vale do Sinos como no Vale do Paranhana, onde já foi preso por rinha. Ainda de acordo com as autoridades, o homem gravava as rinhas e divulgava através de perfil no Instagram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.