Fiscal ainda preocupa, mesmo com alta da bolsa e valorização do real

A recente valorização do real e as máximas históricas do Ibovespa reacenderam o otimismo de parte do mercado. Na última semana, o principal índice da bolsa brasileira ultrapassou os 139 mil pontos, batendo recordes em sequência. Ao mesmo tempo, a moeda brasileira vem apresentando desempenho sólido frente ao dólar, ganhando espaço entre as moedas emergentes mais valorizadas do ano.

Apesar desses sinais positivos, o economista-chefe da Austin Rating, Alex Agostini, adverte que é preciso cautela. “Estamos vendo fotografias positivas, mas o filme completo ainda traz riscos relevantes — especialmente no campo fiscal”, afirmou em entrevista à BM&C News.

Crescimento às custas da expansão fiscal

Agostini lembra que o governo costuma utilizar dados pontuais como forma de construir narrativas favoráveis, mas os economistas olham a trajetória como um todo. Para ele, o crescimento registrado em 2024 e projetado para 2025 está sendo impulsionado por uma política fiscal expansionista, o que pode cobrar um preço alto no futuro.

O crescimento pode até surpreender, como aconteceu no ano passado, mas foi sustentado por estímulos que geram distorções. A inflação sobe, os juros ficam elevados e a economia perde qualidade. O custo desse crescimento é alto”, analisou.

Fiscal no radar: PIB maior, mas com efeitos colaterais

A Austin Rating projeta um crescimento de 1,8% para o PIB de 2024, mas Agostini reconhece que o número pode ser maior. O problema, segundo ele, é o como: “Podemos crescer 2,5%, sim, mas com qual consequência? Um avanço forçado por gasto público não é sustentável. Tivemos isso na década de 1980, com inflação galopante”, afirmou.

Para o economista, repetir esse modelo — que prioriza resultados de curto prazo em detrimento da estabilidade de médio e longo prazo — pode agravar os desequilíbrios macroeconômicos do país. “Não adianta acelerar agora e travar depois. O crescimento saudável é aquele que vem com responsabilidade fiscal, juros mais baixos e inflação controlada”, concluiu.

Assista na íntegra:

Leia mais notícias e análises clicando aqui

O post Fiscal ainda preocupa, mesmo com alta da bolsa e valorização do real apareceu primeiro em BM&C NEWS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.