Papa Leão XIV recebe mais dois cardeais brasileiros no Vaticano

O papa Leão XIV recebeu em audiência na manhã desta quinta-feira (15/5), no Vaticano, o arcebispo emérito de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis. O religioso foi o segundo cardeal brasileiro atendido individualmente pelo papa, já que na segunda (12/5), o pontífice esteve com dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro.

Para a tarde desta quinta (15/5), estava prevista audiência com outro cardeal brasileiro, dom Jaime Spengler, arcebispo emérito de Porto Alegre. Dom Jaime também é presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam). Também participa da audiência o secretário-geral da entidade, monsenhor Lizardo Estrada Herrera, bispo auxiliar de Cusco, no Peru.

Dom Raymundo não pôde participar do conclave que elegeu Leão XIV na semana passada por ter 88 anos, oito a mais que a idade limite para ser eleitor. No entanto, esteve presente nas congregações dos cardeais, as reuniões preparatórias da cerimônia.

Encontro com embaixador

O embaixador do Brasil no Vaticano, Everton Vieira Vargas, também vai se reunir com o papa Leão XIV em um dos primeiros compromissos diplomáticos do novo pontífice da Igreja Católica. Ao Metrópoles, o Ministério das Relações Exteriores confirmou uma informação divulgada pela Santa Sé de que o encontro está previsto para acontecer na próxima sexta-feira (16/5).

A reunião contará com a participação de outros embaixadores responsáveis por chefiarem missões internacionais de países no Vaticano. O encontro acontecerá alguns dias antes da missa de posse do papa Leão XIV.

Vargas atua como embaixador do Brasil no Vaticano desde 2023, após ser nomeado pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva ao posto.

Naquele ano, o diplomata brasileiro chegou a ser encontrar com Francisco, quando o pontífice ainda estava à frente da Igreja Católica.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.