Obras na Rua Independência estão próximas da conclusão; veja fotos

A oitava quadra da Rua Independência – entre a Rua São Caetano e a Avenida João Corrêa –, última a ser contemplada com as obras de revitalização e modernização que vem sendo feitas na via, já está recebendo os acabamentos necessários para a entrega dos trabalhos.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SÃO LEOPOLDO

“Estamos na última quadra e na última etapa também, porque a parte de estrutura já foi toda feita, a parte subterrânea, que fica enterrada. Estamos na parte de acabamento mesmo, que são pisos, calçadas, pavimentação, mobiliário”, disse o engenheiro da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Semov), Rogério Daudt, um dos profissionais que fiscaliza a obra. “A previsão é terminar até dia 30 de maio”, confirmou, destacando que, até a data, estarão prontas também a sinalização viária e paisagismo, além de liberado o trânsito no trecho, que atualmente é o único bloqueado para os trabalhos.

Nesta quarta-feira (14), equipes trabalhavam na concretagem para terminar a calçada do lado direito da rua (no sentido de quem vai para a Avenida João Corrêa). “Do lado esquerdo, já está pronta. Do lado direito, estão fazendo o concreto que é a base do assentamento da pedra depois”, explicou o engenheiro.

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO JORNAL VS NO WHATSAPP

Revisão

Daudt ressalta que, após a entrega do último trecho, as equipes retornarão ao início, na chamada quadra zero, que fica junto à Praça do Imigrante, e virão até a última quadra, realizando uma espécie de “pente-fino” nos serviços, para verificar o que ficou pra trás e recompor o que for necessário.

“A partir da conclusão dos serviços da oitava quadra, vai se iniciar na primeira quadra uma revisão de toda obra”, afirmou. “Toda a parte de calçada, pavimento, o paisagismo também, mobiliário, fazendo um pente-fino, repondo o que foi danificado”, complementou.

LEIA TAMBÉM: FRAUDE NO INSS: Veja o calendário de pagamento do ressarcimento a vítimas de descontos indevidos

Migração para a rede subterrânea

Assim como realizado nos demais trechos, após a entrega da oitava quadra, os únicos processos a serem executados são as migrações da rede elétrica para a rede subterrânea e retirada dos postes. Hoje, um trecho de três quadras está concluído, com as redes subterrâneas ativas e postes retirados: da quadra zero, na Praça do Imigrante, até a quadra 2, na esquina da Rua Osvaldo Aranha.

Agora, os trabalhos se voltam para quadras três e quatro, entre as ruas Osvaldo Aranha e Presidente Roosevelt. “Essas quadras estão energizadas, ficaram em teste por 30 dias, já finalizou o período de 60 dias no início do mês, mas as migrações para a rede subterrânea não ocorreram por solicitação dos comerciantes, por conta do Dia das Mães”, explicou o engenheiro eletricista da Semov, Frederico Petry, lembrando que é necessário desligar a energia por algumas horas no período da migração.

VEJA AINDA: Pai que matou os quatros filhos no RS é condenado a 175 anos de prisão

Retirada de postes em mais duas quadras

Segundo a Semov, a programação da RGE para retirada dos postes da Rua Independência, nas quadras entre as ruas Osvaldo Aranha e Presidente Roosevelt, ocorrerá durante os dias: 17 (pela manhã), 19 (manhã), 20 (manhã e tarde), 21 (manhã e tarde) e 22 (manhã). Os desligamentos devem acontecer de forma progressiva, ficando cada cliente, em apenas um destes dias, de duas a quatro horas, sem energia. A partir daí, os imóveis serão alimentados pelas redes subterrâneas. Em caso de chuva, o serviço será adiado.

“A previsão é que essas duas quadras estejam sem postes até o fim de maio”, estimou Petry. Após isso, o próximo bloco a ser feito fica entre a quinta e a sexta quadras, ou seja, da Rua Presidente Roosevelt até a Lindolfo Collor. “As equipes da Mercúrio estão trabalhando, preparando a rede subterrânea e, posteriormente, vai ser feita energização, quando a RGE autorizar, pra entrar no fluxo de imigração também”, completou o engenheiro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.