Brasil Sabor estreia em Noronha com chefs premiados e celebração da culinária noronhense

Fernando de Noronha 1 Credito Divulgacao Visite Noronha Brasil Sabor estreia em Noronha com chefs premiados e celebração da culinária noronhense

Fernando de Noronha (Divulgação/Visite Noronha)

O Brasil Sabor, um dos maiores festivais gastronômicos do país promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), chega pela primeira vez a Fernando de Noronha. Entre os dias 22 de maio e 3 de junho, o arquipélago será palco da edição especial “Cores e Sabores de Noronha”, que reunirá chefs locais, nacionais e internacionais para celebrar a riqueza da culinária noronhense.

A iniciativa contribui para ampliar a visibilidade da ilha como um destino sofisticado e autêntico, capaz de oferecer experiências gastronômicas e culturais integradas à sua paisagem natural. “Eventos como o Brasil Sabor são fundamentais para fortalecer a imagem de Fernando de Noronha como um destino turístico completo, que vai além das belezas naturais e oferece experiências culturais e gastronômicas de alto nível. Além disso, geram um impacto direto na economia da ilha, movimentando a cadeia produtiva do turismo e valorizando os empreendedores locais”, destaca Eduardo Loyo, presidente da Empetur.

Para Rhaissa Soares, diretora executiva da Abrasel em Pernambuco, a força do festival está na valorização dos talentos locais. “O festival é uma oportunidade única de evidenciar a força criativa e a técnica dos nossos chefs locais. Pernambuco é um celeiro de talentos, e explorar essa diversidade em um lugar mágico como Noronha é, literalmente, uma delícia.”

O Festival Brasil Sabor, Cores e Sabores de Noronha é uma realização da Abrasel-PE, em parceria com a Empetur e o Visite Fernando de Noronha. A programação inclui apresentações culturais, rodas de conversa sobre sustentabilidade na gastronomia e o lançamento de um livro com histórias e receitas exclusivas dos participantes.

No encerramento do festival haverá dois dias de “Banquete do Chefe”. No dia 02 de junho, nomes de peso da gastronomia assumem as cozinhas da ilha: Luana Sabino (Metzi – SP), Gerônimo Athuel (Ocyá – RJ), e Eudes Assis (Taioba – SP). Eles estarão ao lado dos chefs locais Zé Maria (Restaurante Zé Maria), Thiago Silva (Xica da Silva) e Julio Diamael (Mavi).

Já no dia 03 de junho, a programação contará com Kátia Barbosa (Aconchego Carioca – RJ), Iago Jacomussi (Jacó – SP), Rodolfo Vilar e Cíntia Miyaji. Eles se juntam aos chefs locais Dário Costa (Benedita), Théo Chahinian (O Pico Noronha) e Efigênia Costa (Abençoado).

A apresentação oficial do evento ficará a cargo do chef pernambucano Rapha Vasconcellos, do restaurante Moendo na Laje. “É uma honra conduzir um festival que valoriza não só a gastronomia, mas também os afetos e a identidade do nosso estado. Fazer isso em Noronha, com tanto talento reunido, é uma celebração única”, comenta Rapha. “Além de promover Fernando de Noronha como polo gastronômico diverso e sustentável, o festival busca gerar impacto econômico positivo para a comunidade local e estimular boas práticas ambientais no setor”, afirma Tony Sousa, presidente da Abrasel em Pernambuco.

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.