GRIPE AVIÁRIA: Montenegro fará reunião para definir estratégia de ação após detecção do vírus na cidade

Após a confirmação do primeiro foco de gripe aviária de alta patogenicidade (H5N1) em uma granja comercial no Brasil, o município de Montenegro, no Vale do Caí, organiza uma força-tarefa para definir os próximos passos. A confirmação foi feita nesta sexta-feira (16) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com base em análises conduzidas pelo Laboratório Federal de Diagnóstico Agropecuário, em Campinas (SP).

Prefeitura trabalha desde a madrugada em função do vírus | abc+



Prefeitura trabalha desde a madrugada em função do vírus

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

O caso havia sido atendido no dia 12 de maio pelo Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA), da Secretaria da Agricultura, após relatos de síndrome respiratória e nervosa em aves de um estabelecimento de reprodução no município. Com o resultado positivo, o Serviço Veterinário Oficial do Rio Grande do Sul (SVO-RS) deu início às medidas previstas no Plano Nacional de Contingência de Influenza Aviária, incluindo o isolamento da área e a eliminação das aves restantes. Também será conduzida uma investigação complementar em um raio de 10 quilômetros da granja.

VEJA TAMBÉM: GRIPE AVIÁRIA: Economia de Montenegro pode sofrer duro golpe com a confirmação do vírus

Nesta sexta-feira à tarde, está prevista uma reunião na Câmara de Vereadores de Montenegro, marcada para as 14h30, com a presença de técnicos da Secretaria Estadual da Agricultura e representantes municipais. O objetivo é traçar as estratégias de ação a partir da confirmação do foco.

ENTRE NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

Segundo o prefeito em exercício, Cristiano Braatz, o município foi informado da confirmação perto da 0h de sexta-feira, e desde as primeiras horas do dia vem realizando encontros emergenciais para coordenar os trabalhos.

VIU ISSO? GRIPE AVIÁRIA: “No momento, risco é para quem teve contato direto com animais infectados”, diz Fernando Spilki

“Fomos impactados com essa notícia e já tivemos uma reunião de urgência no gabinete, com várias partes da administração, para ver as primeiras ações a serem tomadas. Quero salientar que estamos seguindo todos os protocolos repassados pelo governo do Estado e pela Secretaria da Agricultura, com quem já tivemos duas reuniões preliminares”, explicou.

CONFIRA: GRIPE AVIÁRIA: Após morte de cisnes, Zoológico de Sapucaia é fechado por influenza H5N1

Braatz reforçou ainda que não há motivo para pânico entre a população. “Não precisamos colocar caos. As pessoas podem consumir os alimentos oriundos das aves, como carne, ovos e outros derivados. Isso não foi atingido. É apenas um foco numa granja, onde a área já está isolada. Agora será feito um trabalho de sanitização dentro da propriedade e isolamento em um raio de 10 quilômetros”, pontuou.
Ele acrescentou que as demais áreas de Montenegro e cidades vizinhas como Triunfo, Brochier, Maratá e Nova Santa Rita não foram atingidas.

Na cidade, o clima segue de aparente normalidade. Muitos moradores ainda não têm conhecimento da confirmação do foco, e há um cenário de desinformação nas ruas na manhã desta sexta-feira.

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

Adicionar aos favoritos o Link permanente.