Nova pane aérea expõe crise no controle de tráfego dos EUA

View of Denver International Airport Nova pane aérea expõe crise no controle de tráfego dos EUA

Aeroporto Internacional de Denver, onde ocorreu a falha temporária no sistema de comunicação do controle aéreo na última segunda-feira

Os problemas no sistema de controle aéreo dos Estados Unidos deixaram de ser exclusividade da Costa Leste. Na segunda-feira (13), controladores de tráfego aéreo em Denver perderam brevemente a comunicação com os pilotos devido a uma falha de equipamento, informou a Associated Press.

Segundo a Administração Federal de Aviação (FAA), o Centro de Controle de Tráfego Aéreo de Denver ficou sem comunicação por aproximadamente 90 segundos. Durante uma audiência sobre a implementação da Lei de Reautorização da FAA de 2024, realizada na quinta-feira (16) em Washington, o chefe de controle de tráfego da agência, Frank McIntosh, explicou que tanto a frequência principal quanto a de backup falharam, obrigando os controladores a utilizarem uma frequência de emergência.

“Os controladores usaram outra frequência para repassar instruções aos pilotos. As aeronaves permaneceram em separação segura e não houve impacto nas operações”, afirmou a FAA.

A falha em Denver soma-se a uma série de incidentes recentes que vêm afetando o controle aéreo na Filadélfia e no Aeroporto Internacional de Newark, em Nova Jersey. Os episódios levantaram preocupações no Congresso, com parlamentares pedindo ações imediatas para resolver problemas crônicos de pessoal e infraestrutura.

“Sabemos que há problemas de equipe e de equipamento no controle de tráfego aéreo”, disse o deputado Robert Garcia, da Califórnia. “Alguns desses problemas se arrastam há décadas, mas essa ainda é uma falha de sistema absolutamente chocante. Precisamos de soluções urgentes.”

Diante dos riscos à segurança e do aumento nos atrasos e cancelamentos de voos, a FAA e as companhias aéreas discutem limitar a quantidade de operações em aeroportos afetados como o de Newark.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.