Primeiro dos dois viadutos de acesso a Nova Santa Rita começa a tomar forma

Uma reivindicação antiga da população de Nova Santa Rita, os viadutos de acesso à cidade começam a tomar forma, por meio de homens que máquinas, que trabalham no cruzamento da BR-386 com a Rua Dr. Lourenço Zaccaro, no km 434 da rodovia.

 15/05/2025  BR 386 - OBRAS TABAI  NOVA SANTA RITA



15/05/2025 BR 386 – OBRAS TABAI NOVA SANTA RITA

Foto: Paulo Pires/GES

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No local, a movimentação é constante há um mês, com trabalhadores e máquinas pesadas criando as fundações do primeiro viaduto a sair do papel, conforme o cronograma da concessionária CCR ViaSul.

Ainda não saiu do papel outro viaduto anunciado, no km 435 da BR-386, no ponto da popular “rótula da Santa”, que fará a ligação, sem travessia, entre o bairro Caju e o Centro, pela Avenida Santa Rita.

Só o início da primeira das obras, contudo, já é motivo de alívio para muitos moradores que dizem se arriscar na rápida travessia da rodovia, que já deixou um saldo de vidas perdidas devido aos acidentes.

“Eu me benzo sempre antes de atravessar”, diz a escriturária Gabriela Melo. “Quem vem pela faixa [BR-386] não dá muita bola para os carros que querem entrar, então acho que este viaduto vai salvar a vida de muita gente”, opina a trabalhadora com 44 anos.

Segundo a CCR Via Sua, nesta etapa da obra, prevista para durar oito meses, serão executados os serviços sem interferência no trânsito da rodovia, com a construção das novas alças do novo dispositivo.

Somente a partir do nono mês, cujo cronograma prevê ocorrer entre novembro e dezembro deste ano, terá início a segunda fase da obra e haverá restrição de movimentos no fluxo da rodovia.

A concessionária esclarece que só então serão necessárias as atividades de fechamento da rotatória no local, bem como o acesso à Estrada Sanga Funda.

Todas as atividades devem ser concluídas até junho 2026, quando será feita a liberação total do dispositivo para o uso dos motoristas.

Mais segurança

Segundo a gerente de Engenharia da CCR ViaSul, Letícia de Rezende, estão designados para os trabalhos cerca de 200 trabalhadores, que atuarão em 12 frentes, com uma estimativa de utilização de mais de 100 máquinas, em investimentos previstos que superam R$ 100 milhões.

“Sabemos dos transtornos que acontecerão, especialmente quando as obras estiverem acontecendo simultaneamente. Porém, reforçamos aos nossos clientes sobre a importância da implantação dos dispositivos, visto que promoverão, além da fluidez, muito mais segurança tanto ao tráfego da rodovia quanto do Município de Nova Santa Rita, uma vez que eliminará a travessia”, explica.

 

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