GRIPE AVIÁRIA: Sete barreiras sanitárias são instaladas em Montenegro para conter o foco de influenza

Sete barreiras sanitárias estão sendo instaladas neste sábado (17) para conter o foco de gripe aviária confirmado em Montenegro, no Vale do Caí. A montagem é feita pelo governo do Estado, por meio do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (DDA/Seapi). As localizações foram acertadas em conjunto com a Patrulha Ambiental (Patram) da Brigada Militar e a prefeitura. Com funcionamento 24 horas, os pontos de controle sanitários vão operar em um raio de três e dez quilômetros do local do foco.

GRIPE AVIÁRIA: Sete barreiras sanitárias são instaladas em Montenegro para conter o foco de influenza | abc+



GRIPE AVIÁRIA: Sete barreiras sanitárias são instaladas em Montenegro para conter o foco de influenza

Foto: Seapi/Divulgação

Até o começo da noite de sábado, já foram instaladas cinco das sete barreiras, que vão ficar em pontos estratégicos. Estão previstas duas barreiras na BR-386, mais uma ao norte na RS-124, outra na TF-10 no sentido Triunfo, e outras três em estradas vicinais, sendo uma de desvio.

SAIBA MAIS: GRIPE AVIÁRIA: Aumenta a lista de países que suspenderam a compra de frango do Brasil 

O objetivo é inspecionar todos os veículos de carga viva de animal, os que transportam ração e fazem coleta de leite, que são veículos que circulam em diversas propriedades rurais. No raio de três quilômetros os automóveis de passeio também serão desinfectados. Os pedestres não serão abordados.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

Segundo o diretor adjunto do DDA/Seapi, Francisco Lopes, as barreiras sanitárias têm o propósito de isolar o foco de gripe aviária, controlando caminhões com cargas de maior risco. “Trabalhamos com dois raios, um de três quilômetros, onde vão ter duas barreiras de desinfecção e uma de bloqueio; e outro de dez quilômetros, onde serão montadas mais quatro barreiras de desinfecção”, explica.

Além disso, serão visitadas em torno de 540 propriedades rurais no raio de dez quilômetros para avaliação e ações de educação sanitárias. 

LEIA TAMBÉM: PREVISÃO DO TEMPO: Após chuva volumosa na Argentina, saiba o que esperar da chegada da instabilidade ao Rio Grande do Sul 

Ainda neste sábado, o governo do Rio Grande do Sul declarou estado de emergência em saúde animal para controle de focos de influenza. O decreto tem vigência de 60 dias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.