Papa Leão XIV celebra neste domingo missa inaugural do pontificado

A missa de inauguração do pontificado do papa Leão XIV é celebrada neste domingo (18/5), a partir das 5h (horário de Brasília), na Praça de São Pedro, no Vaticano. A celebração marca o início oficial do seu ministério como Santo Padre.

O Metrópoles transmite a cerimônia ao vivo.

Robert Francis Prevost, agora papa Leão XIV, foi eleito pontífice em 8 de maio, após a morte de Francisco, em 21 de abril.

Segundo o protocolo do Vaticano, a missa seguirá o rito litúrgico do Ordinário do Rito de Iniciação ao Ministério Petrino, aprovado pelo papa Bento XVI em 2005 e atualizado em 2013.

Durante a cerimônia, o papa receberá dois símbolos importantes do ministério petrino: o pálio, que representa a autoridade pastoral, e o Anel do Pescador, usado exclusivamente pelo pontífice.

A celebração terá início no interior da Basílica de São Pedro, diante do Altar da Confissão, local onde estão os restos mortais do apóstolo Pedro.

Após esse momento de oração, os patriarcas das Igrejas Orientais Católicas em comunhão com Roma se unirão ao papa em uma procissão litúrgica até o altar externo da praça, onde será celebrada a missa.

Durante o trajeto, será entoada a tradicional Laudes Regiæ, ladainha solene dos santos, que remonta a antigas celebrações imperiais e expressa a crença de que todo poder vem de Deus e deve ser exercido com humildade.

Como é tradição nas missas inaugurais de um novo papa, o Evangelho será proclamado em duas línguas: grego e latim.

O Brasil estará representado na cerimônia pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), que embarcou na sexta-feira (16/5) rumo a Roma. Ele será acompanhado pela vice-primeira-dama, Lu Alckmin, e pelo embaixador do Brasil no Vaticano, Everton Vieira Vargas.

Agenda de Leão XIV

A agenda do novo pontífice está definida para os primeiros dias após a missa inaugural.

Na terça-feira, 20 de maio, Leão XIV tomará posse da Basílica de São Paulo Fora dos Muros. No dia seguinte, 21, realizará a primeira Audiência Geral.

No sábado, 24 de maio, terá encontro com membros da Cúria Romana e com funcionários do Estado da Cidade do Vaticano.

No domingo, 25 de maio, além de rezar a oração do Regina Caeli, o papa tomará posse das basílicas papais de São João de Latrão — catedral oficial de Roma — e de Santa Maria Maior.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.