O que dizem os pais sobre manutenção das aulas após impasse em proposta de greve de professores

As aulas seguem normalmente nesta segunda-feira (19) em todas as escolas da rede municipal de Novo Hamburgo. Isso porque, neste domingo (18), os professores decidiram recuar da proposta de greve, que começaria hoje. A decisão ocorreu após o governo municipal apresentar uma nova proposta de reajuste salarial à categoria, de pouco mais de 5%, com pagamento fracionado ao longo do ano — uma tentativa de evitar a paralisação.

Para Simone dos Santos Ribeiro, 47 anos (à direita), avó de uma aluna de 8 anos, a notícia trouxe alívio  | abc+



Para Simone dos Santos Ribeiro, 47 anos (à direita), avó de uma aluna de 8 anos, a notícia trouxe alívio

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

Com isso, os professores optaram por manter o estado de greve, mas suspenderam a paralisação. A categoria deve agora avaliar a proposta com mais tempo e, a partir disso, convocar uma nova assembleia para tomar uma decisão definitiva.

LEIA MAIS: Qual será o impacto do reajuste salarial de 5,48% nas contas da Prefeitura de Novo Hamburgo 

A manutenção das aulas foi recebida com alívio por muitos pais e responsáveis, especialmente por aqueles que não teriam com quem deixar as crianças em caso de greve. Além da logística familiar, o temor era de que uma nova paralisação representasse mais um prejuízo no processo de aprendizagem dos alunos, que já enfrentaram períodos sem aula por conta da pandemia e, mais recentemente, pelas enchentes do ano passado.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Arnaldo Grin, no bairro Santo Afonso, o sentimento entre as famílias era de tranquilidade nesta manhã. Para Simone dos Santos Ribeiro, 47 anos, avó de uma aluna de 8 anos, a notícia trouxe alívio.

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP

“Paralisar agora seria ruim não só para as crianças, mas também para os pais que trabalham e não têm com quem deixá-las. Sem falar que já houve muito prejuízo com a pandemia, com a enchente, mais uma interrupção só atrasa ainda mais o aprendizado. Então, foi uma decisão acertada manter as aulas”, avalia.

A movimentação nas escolas nesta segunda foi tranquila, com alunos chegando normalmente para o dia letivo e professores preparados para receber as turmas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.