Biblioteca Municipal de Canoas ganha exposição comemorativa aos 150 anos da imigração italiana no Estado

Em comemoração aos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, a Biblioteca Pública de Canoas inaugura nesta segunda-feira (19) a Exposição de Imagens e a exposição literária “Raízes que escrevem histórias com a presença italiana em solo gaúcho”. A ação integra a programação comemorativa italiana na cidade, sendo realizada em parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a Commenda Italiana Stella Alpina di Canoas.

Exposição literária italiana na Biblioteca Municipal



Exposição literária italiana na Biblioteca Municipal

Foto: Taís Forgearini/GES-Especial

A Exposição de Imagens reúne fotos de famílias de descendência italiana em Canoas.

“As fotografias mais antigas são do início do século XX e as mais recentes da década 1990. São imagens que contam uma parte da história. Os registros incluem famílias, comércios, eventos e prédios históricos. Por exemplo, tivemos muitos imigrantes que contribuíram para a arquitetura da cidade”, explica o chefe da unidade de Museu e Arquivo de Canoas, Airan milititsky Aguiar.

Já a exposição literária conta com livros do acervo da Biblioteca de Canoas e da Commenda. Além de objetos antigos utilizados por famílias de descendência italiana em Canoas.

“São cerca de 20 livros que retratam a memória, a origem e contam a história e a cultura italiana. Também há livros de ficção e genealogia. Os visitantes poderão consultar os livros durante a exposição. Eles estarão liberados para leitura na biblioteca”, explica Aguiar.

Segundo a representante da Commenda Italiana Stella Alpina di Canoas, Rosa Maria Sandi Minella os objetos em exposição são itens usados desde o tempo da colônia.

“Entre os utensílios temos lampião, panela de polenta e candeeiro, por exemplo. São objetos que ajudam a traduzir o histórico dos italianos no Município. São itens que remetem ao cotidiano das famílias em solo canoense”, frisa Rosa Maria.

Para o representante da Commenda, Roque Paulo Minella as exposições também ajudam a contar a história de Canoas.

“A participação dos imigrantes italianos e de seus descendentes na sociedade canoense é visível nos nomes de logradouros e de empresas das mais diversas. São pessoas que colaboraram com a edificação de um município próspero ao qual dedicaram o seu trabalho e têm pertencimento”, salienta.

Roque salienta que, desde a emancipação do Município de Canoas, em 1939, a participação de lideranças de origem italiana é significativa.

“A família Milanez, de arquitetos e construtores, se instalou em 1882 a convite do proprietário de terras Vicente Ferrer da Silva Freire. O Fioravante Milanez atuou decididamente na Comissão Pró Melhoramentos, que impulsionou o processo de emancipação da cidade.”

As exposições ficam disponíveis para visitação gratuita até o dia 8 de agosto, das 9 às 17 horas. A Biblioteca Pública de Canoas fica localizada na Rua Ipiranga, 105 – Centro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.