BFSHOW: Feira reforça crescimento da cadeia do calçado; veja números do setor

Os pavilhões do Distrito Anhembi, em São Paulo (SP), respiram moda e negócios. A 4ªedição da BFSHOW, que teve início na segunda-feira (19) e segue nesta quarta (21), deve receber mais de 10 mil lojistas de todos os estados brasileiros, além de cerca de 1,2 mil importadores de 62 países.

Feira reúne marcas da indústria calçadista | abc+



Feira reúne marcas da indústria calçadista

Foto: Divulgação/BFSHOW

A feira é realizada pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e conta com a organização da NürnbergMesse Brasil.

O segundo dia da feira calçadista (20), contou com a tradicional coletiva de imprensa que destacou os dados do setor. Na ocasião, em que também foi lançado o Relatório Indústria de Calçados – Brasil 2025, publicado pela Abicalçados, o presidente-executivo da entidade, Haroldo Ferreira, trouxe as projeções para o ano.

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Exportações

Em 2025, a indústria do calçado deve crescer entre 1,4% e 2,2%, chegando ao maior volume em 11 anos (entre 942,5 milhões e 949,9 milhões de pares produzidos). “A BFSHOW vem mostrando que chegaremos a esses números, que devem ser impulsionados, principalmente, pelas exportações, que devem crescer entre 2,1% e 5,2% ao longo do ano.”

Estados Unidos

De acordo com o executivo da Abicalçados, as projeções já levam em consideração reflexos da guerra tributária entre Estados Unidos e China, que tem feito com que compradores norte-americanos busquem mais o mercado brasileiro. “Embora tudo possa mudar, bastando um canetaço de Trump, existe uma instabilidade no mercado e os compradores dos Estados Unidos vêm buscando fornecedores alternativos aos chineses”, explica.

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Importações

“Mas nem todas as notícias são positivas.” Dessa forma Ferreira introduziu um tema que tem preocupado a indústria calçadista nacional: as importações. Segundo ele, com a guerra comercial em curso, os exportadores chineses vêm buscando “desovar” sua produção em mercados que não o norte-americano, inundando não somente mercados cativos para o calçado brasileiro no exterior, mas o próprio mercado interno.

“No primeiro quadrimestre, as importações alcançaram 16,5 milhões de pares, 28% mais do que no mesmo período do ano passado. Desses, a maior parte são provenientes da China, Vietnã e Indonésia”, comenta.

Para conter o problema da invasão de calçados asiáticos, o dirigente da Abicalçados frisou que a entidade vem trabalhando com o governo federal para o aperfeiçoamento de mecanismos de defesa comercial, como as cotas de importação. Conforme levantamento da Inteligência de Mercado da Abicalçados, a cada 1 milhão de pares importados são perdidas, ou deixadas de serem criadas, 2,2 mil vagas na indústria calçadista brasileira. “É um problema muito sério e que vem sendo trabalho no âmbito federal”, conclui.

Movimento solidário

O Movimento Próximos Passos RS levou esperança para milhares de profissionais da cadeia produtiva do calçado no Rio Grande Sul atingidos pelas enchentes em 2024.

A iniciativa foi criada em maio do ano passado pelas entidades representativas, a Abicalçados, Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB). O relatório foi apresentado durante a coletiva no segundo dia da mostra BFSHOW (20).

A campanha arrecadou mais de R$ 6,4 milhões e beneficiou, diretamente, 3.177 pessoas, distribuindo os recursos em 33 cidades nos vales do Sinos, Taquari e Paranhana. O movimento contou com o empresário Alexandre Birman, da Arezzo, que estimulou sua rede para captações e intermediou a maior doação realizada pelo Banco Master.

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Novidades da Ramarim

Ramarim tem estande lotado | abc+



Ramarim tem estande lotado

Foto: Edu Defferrari

A Ramarim, de Nova Hartz, levou para a mostra seus lançamentos. O estande da empresa conta com muitas visitações, tanto do mercado externo quanto interno. A fabricante de calçados da região participa de uma palestra na feira calçadista com Caito Maia, fundador e presidente da Chilli Beans, nesta quarta (21).

A marca de Nova Hartz fechou uma parceria com a Chilli Beans, conhecida pelos óculos e relógios e que irá se lançar no mercado de tênis. O anúncio foi antecipado nesta terça (20), durante live do jornal Exclusivo: o licenciamento do projeto será feito pela Ramarim.

A empresa de Nova Hartz tem também uma parceria estratégica com o Grupo Oscar Calçados, que administra as operações de varejo qua antes pertenciam a Paquetá. Os sneakers casuais da Ramarim tiveram um aumento em 30% nas vendas em relação ao ano anterior nas lojas do grupo. 

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