Chá anti-inflamatório reduz gases e combate vermes intestinais

À extensa lista de infusões publicada na coluna Claudia Meireles, será adicionado o chá de matruz. Para descobrir os benefícios de consumir a bebida, foi preciso recorrer à expertise do nutricionista Fernando Castro, de Brasília. Ele destaca que a opção é bastante conhecida na medicina popular em razão dos efeitos positivos oferecidos.

De acordo com o especialista em emagrecimento, o chá de mastruz tem propriedades anti-inflamatórias, digestivas e expectorantes. “Pode ajudar a aliviar desconfortos, combater vermes intestinais e reduzir gases, além de auxiliar na limpeza das vias respiratórias em casos de gripes e resfriados”, pontua Fernando.

4 imagens

A planta é usada na medicina popular

A bebida dispõe de efeito expectorante
O chá não pode ser consumido em excesso
1 de 4

Segundo o nutricionista, o chá de mastruz tem propriedades anti-inflamatórias

Getty Images

2 de 4

A planta é usada na medicina popular

Getty Images

3 de 4

A bebida dispõe de efeito expectorante

Getty Images

4 de 4

O chá não pode ser consumido em excesso

Getty Images

O nutricionista salienta que o mastruz é rico em compostos como ascaridol, taninos, saponinas e flavonoides. “Esses ativos têm ação anti-inflamatória, antioxidante, antimicrobiana e antiparasitária, o que justifica o uso da planta em diversas situações”, argumenta.

Modo de preparo do chá

Segundo Fernando Castro, o preparo da bebida é “bem simples”. “O ideal é não ferver a planta com a água para não perder os princípios ativos mais sensíveis“, sustenta o especialista em emagrecimento.

  • Aqueça uma xícara de água até começar a ferver.
  • Desligue o fogo e adicione uma colher de sopa de folhas frescas de mastruz ou uma colher de chá, se forem secas.
  • Tampe e deixe em infusão por cinco a 10 minutos.
  • Coe antes de tomar.

Cuidado!

Conforme o nutricionista detalha, deve-se consumir no máximo uma xícara de chá de mastruz por dia. Fernando alerta sobre os perigos da ingestão ultrapassar o período entre cinco e sete dias consecutivos. “O uso prolongado ou em excesso pode sobrecarregar o fígado”, avisa.

Foto colorida de mastruz
O chá de mastruz não deve ser ingerido de forma exagerada por sobrecarregar o fígado

Vale frisar que o consumo da infusão deve ser evitado por pessoas com problemas hepáticos, crianças e lactantes. Gestantes também não podem tomar o chá, pois provoca contrações uterinas. “Em doses altas, tende a causar irritação gástrica ou intoxicação, por isso, é sempre indicado usar com moderação e orientação”, cita.

Melhor momento

Quanto ao melhor momento para tomar o chá, o especialista ressalta: “Depende do objetivo”. Se o foco for melhorar a digestão, Fernando recomenda beber a infusão após as refeições. Caso queira consumir a bebida a fim de ajudar nas vias respiratórias, ele aconselha fazer a ingestão no período noturno.

“Tomar o chá antes de dormir ajuda a soltar o muco e melhorar a respiração durante o sono”, atesta o nutricionista. Ele menciona que o matruz tem ação expectorante natural. A planta costuma ser usada em casos de gripe, sinusite, bronquite leve ou congestão nasal.

Foto colorida de mulher gripada - Metrópoles
Caso esteja gripado, vale tomar o chá à noite por ajudar a melhorar a respiração

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.