Campo Bom sedia lançamento da Frente da Causa Animal da Região Metropolitana

Nesta quarta-feira (21), a Câmara Municipal de Campo Bom será palco do lançamento oficial da Frente Parlamentar Suprapartidária da Causa Animal da Região Metropolitana. O evento, que começa às 18h30 e é aberto ao público, é fruto da articulação da presidente da Câmara campo-bonense, vereadora Kayanne Braga (PDT), do vereador Cris Moraes (PV), de Canoas, e da protetora animal Tânia Regina Henkel, de Nova Hartz.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

O movimento tem como objetivo unir os municípios em torno de políticas públicas integradas e mais efetivas para a proteção e o bem-estar animal.

Iniciativa reúne parlamentares de diferentes partidos e cidades para promover políticas conjuntas de proteção anima | abc+



Iniciativa reúne parlamentares de diferentes partidos e cidades para promover políticas conjuntas de proteção anima

Foto: Freepik

Iniciativa amadurecida desde 2021

A criação da Frente vinha sendo discutida desde 2021, mas foi adiada devido à pandemia. Mais recentemente, as enchentes que atingiram o estado reacenderam a urgência do tema e fortaleceram a articulação entre lideranças da causa animal.

“A tragédia nos mostrou que estamos todos conectados. A questão animal é regional, e não adianta cada cidade agir sozinha. Quando matilhas ou colônias de animais estão na divisa de Campo Bom com Novo Hamburgo, por exemplo, ninguém sabe de onde eles vieram. Então, não adianta cada cidade ter sua própria política; é preciso integração para agirmos em conjunto”, apontou Kayanne Braga.

Grupo já inicia com pautas prioritárias

Segundo Kayanne, o grupo de trabalho já nasce com objetivos concretos e propostas bem definidas. Entre as principais demandas está o pedido ao governo estadual para a retomada e ampliação do programa “Melhores Amigos – Bicho Sente como Gente”, lançado em 2021 com foco no bem-estar animal. Também está na pauta a criação de cartórios especializados em denúncias de maus-tratos, funcionando de forma integrada com a Polícia Civil.

Um exemplo prático citado pela vereadora é a Delegacia Amiga dos Animais de Campo Bom, que resultou em prisões por maus-tratos e apreensões de animais, incluindo casos envolvendo rinhas e tráfico de silvestres. O modelo, segundo ela, pode e deve ser expandido para outros municípios.

Diálogo com o Estado

Além disso, os parlamentares pretendem buscar agendas com o governador Eduardo Leite (PSD) ou com o vice-governador Gabriel Souza (MDB) — que é médico veterinário — e também com as secretarias estaduais de Segurança Pública e Meio Ambiente. Um dos principais focos é garantir que os recursos destinados à causa animal por meio da Consulta Popular de 2024 sejam aplicados corretamente. “Em muitas cidades, a causa animal foi a categoria mais votada, e queremos que os recursos sejam, de fato, aplicados conforme a decisão da população, com acompanhamento e participação ativa dos parlamentares na condução desses investimentos”, destacou Kayanne.

Aliança suprapartidária

O vereador Cris Moraes (PV), de Canoas, destacou que o grupo é composto por representantes de diversas siglas partidárias e que o objetivo é criar políticas públicas regionais, unindo esforços independentemente da bandeira política. “Nós queremos minar o estado do Rio Grande do Sul com Frentes Parlamentares por região. Só assim vamos crescer juntos por um estado melhor para nós e para os animais”, escreveu Moraes em suas redes sociais.

Vereadores de Nova Hartz, Montenegro, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Canoas, Campo Bom, Sapucaia do Sul, Estância Velha, Sapiranga e Araricá confirmaram presença no lançamento, além de membros da Secretaria do Meio Ambiente do Estado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.