Ceca realiza etapa de hóquei sobre grama até a próxima terça-feira

Até a próxima terça-feira (27), é a vez do hóquei sobre grama animar os estudantes nas Competições Escolares Canoenses (Ceca). Os jogos das categorias sub-14 e sub-17, divididas em masculino e feminino, são realizadas no Centro Olímpico Municipal, no bairro Igara. 

SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Disputas do hóquei sobre grama acontecem no Centro Olímpico Municipal até a próxima terça-feira (27)



Disputas do hóquei sobre grama acontecem no Centro Olímpico Municipal até a próxima terça-feira (27)

Foto: Vinicius Thormann/PMC

O Pietro Domingos de Oliveira, 13 anos, estudante do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jacob Longoni, jogou na manhã desta quarta-feira (21). A sua equipe venceu a partida contra os estudantes da Emef Antônio Francisco Lisboa. “O jogo foi muito bom. Conseguimos a vitória. Acho que vai ser mais um campeonato que vamos ficar com o troféu”, comenta. 

O estudantes participa das competições há pelo menos sete anos, passando pelo futsal, basquete, vôlei e handebol. No hóquei, já são três anos. “O professor insistiu, falou que eu era alto e que podia ficar no gol e eu vim. Então, eu jogo no gol e de zagueiro fixo. É diferente de outras modalidades, no vôlei por exemplo, não usamos muito os pés, mas futebol sim. É mais pegado, corre mais”, destaca Pietro. 

Segundo a professora de Educação Física da Emef Jacob Longoni, Marciele Rauber Finatto, que sempre acompanha as equipes, os alunos se divertem. “Eles adoram e se preparam. Tem aquela emoção de vestir uma camiseta e participar da competição. E são alunos que participam de outras modalidades. É um envolvimento que acaba acolhendo também as famílias e a comunidade escolar. Muitos torcem por nós”, relata. 

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP

Conhecer outras modalidades

A equipe adversária do Jabob Longoni, a Emef Antônio Francisco Lisboa, tem aumentado sua participação na Ceca ano a ano, segundo o professor de Educação Física Rafael Daitx. “Ano retrasado, inscrevemos apenas uma equipe. No ano passado, inscrevemos em todas as categorias e ficamos em terceiro lugar. Esse ano o nível melhorou e tem mais escolas participando”, observa. 

“Começamos a gostar e a aula, muitas vezes, é só futebol. É mostrar que tem outros esportes”, completa o professor. Um exemplo é o estudante do 9º ano Bryan dos Santos Teixeira, apaixonado por futebol, mas que treina hóquei sobre grama quase todos os dias. “Eu nem gostava de hóquei, joguei uma vez, fui treinando e comecei a gostar. Gosto de driblar”, conta.  

O atleta do sub-17, que veio acompanhar os colegas do sub-14, se prepara para jogar na sexta-feira (23). “Tentar dar o meu melhor. Vamos tentar ganhar e levar o troféu para escola”, afirma Bryan. 

Ceca segue até o final do ano

Organizado e promovido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), as competições escolares reúnem instituições de ensino da rede pública e privada, nos níveis municipal, estadual e federal. A 33ª edição do Ceca iniciou em abril e segue até novembro com diferentes modalidades. 

Até julho, quando há uma pausa para o recesso escolar, serão realizadas as disputas ginástica rítmica e futebol de campo. O retorno será no mês de agosto, de acordo com o secretário-adjunto da Smel, Márcio Silva. “Estamos tentando retomar Canoas como a cidade do esporte e fazer crescer realmente na cidade”, destaca. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.