“Festecri Por Aí!” estreia no Teatro Sesc Canoas

A versão itinerante do Festival de Teatro para Crianças, o “Festecri Por Aí!”, estreou nesta quarta-feira (21) em Canoas. Mais de cem crianças assistiram ao espetáculo gratuito “Amazônia será — um olhar sobre a floresta” no Teatro Sesc Canoas.

Espetáculo “Amazônia será — um olhar sobre a floresta”



Espetáculo “Amazônia será — um olhar sobre a floresta”

Foto: Paulo Pires/GES

Alunos do 4º e 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) João Paulo I e assistidos da Associação Pestalozzi ficaram encantados com a peça cênica conceitual, que conta a história de animais que perderam seus ambientes naturais em função da destruição da natureza.

“Adoro os passeios com a escola. Gosto muito de peças de teatro. Os bichos da Amazônia são legais. A onça com os filhotes são os meus preferidos. Antes da peça, visitamos a Biblioteca do Sesc. Achei um livro sobre mitologia celta para ler”, conta o aluno da Emef João Paulo I, Miguel Schillreff.

A professora do 4º ano da João Paulo I, Marcia Johann, destaca a importância de atividades culturais.

“Os estudantes adoram. A escola, sempre que possível, participa de ações gratuitas que envolvam teatro, música e literatura. Mais turmas virão assistir aos outros espetáculos do festival, que ocorrem amanhã e sexta-feira”, frisa a docente.

Atendido pela Associação Pestalozzi, João Maciel Rodrigues Filho, 28, fala da primeira experiência no Teatro Sesc Canoas.

“Não conhecia o teatro e nem a peça. O espetáculo sem falas, só com sons, é diferente e divertido. Espero participar de mais atividades teatrais”, revela.

A “Amazônia será — um olhar sobre a floresta” é um espetáculo do Grupo Gompa que une teatro, dança, artes visuais e música para contar a história de animais.

Sobre o festival

O “Festecri Por Aí!” ocorre até sexta-feira (23), com uma atração por dia, às 15 horas. O festival tem financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e é realizado pela Cardápio Cultural em parceria com a Primeira Fila Produções e o Ministério da Cultura. O projeto conta com o apoio cultural de Nutrire e apoio institucional da Fundarte e do Sesc-RS.

Todas as sessões têm entrada franca e contam com acessibilidade em Libras e audiodescrição.

Próximas atrações

Nesta quinta-feira (22), é a vez do espetáculo “Bandele — o menino nascido longe de casa”, a peça Trupi di Trapu mescla contação de histórias com teatro de animação em uma livre adaptação da obra homônima que tem texto da escritora Eleonora Medeiros e ilustrações de Camilo Martins.

Na sexta-feira (23), o último dia de “Festecri Por Aí!”, conta com a apresentação de “Renovação Negra, Sim!”, que traz para o palco um personagem feliz por ter uma boneca Barbie com o mesmo tom de pele dela. O trabalho propõe diálogos com públicos negros e não negros, abordando de forma leve questões como racismo estrutural, bullying, equidade e missão de vida.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.