Estudante da Feliz é premiada na principal feira internacional de ciências e engenharia

Victoria Zimmer Gomes, estudante do Campus Feliz do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, ficou em quarto lugar na categoria Materials Science (MATS) durante a Grand Awards Ceremony da Regeneron International Science and Engineering Fair (ISEF) 2025.

Autores dos projetos premiados na ISEF que foram selecionados pela Febrace | abc+



Autores dos projetos premiados na ISEF que foram selecionados pela Febrace

Foto: Divulgação

Trata-se da principal feira internacional de ciências para estudantes pré-universitários, realizada de 10 a 16 de maio em Columbus, Ohio, nos Estados Unidos. Ela foi premiada pelo desenvolvimento da Sustainware, uma louça cerâmica produzida com até 60% de resíduos, como cinza de casca de arroz e vidro moído.

A proposta visa reduzir os impactos ambientais da indústria cerâmica ao utilizar materiais reaproveitados e consumir menos energia térmica na produção.

Testes demonstraram que o produto apresenta propriedades semelhantes às louças convencionais, com vantagens ambientais expressivas. A iniciativa contribui diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente os relacionados à produção responsável e ao combate às mudanças climáticas.

O projeto foi orientado por Cínthia Gabriely Zimmer e Suyanne Angie Lunelli Bachmann. A estudante recebeu um prêmio em dinheiro no valor de 600 dólares.

A delegação brasileira na ISEF foi composta por 28 estudantes de ensino médio e técnico de várias regiões do país. Quinze deles, incluindo a autora do projeto Sustainware, foram selecionados pela Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada em São Paulo, em março passado.

Os demais foram selecionados pela Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), realizada em Novo Hamburgo sempre no segundo semestre do ano.

No total, os estudantes selecionados pela Febrace ganharam quatro prêmios, e, pela Mostratec, um. Na edição de 2025, mais de 1.600 estudantes de cerca de 60 países participaram da ISEF, competindo por aproximadamente 9 milhões de dólares em prêmios, bolsas de estudo e estágios.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.