Agenda de Lula na França prevê foto em ponte e evento sobre fake news

O presidente Lula embarca em 3 de junho para uma viagem oficial de seis dias à França. A agenda do petista prevê, entre outros compromissos, uma foto em uma ponte turística e até uma “conferência” sobre “fake news”.

Segundo o programa da viagem preparado pelo Itamaraty, ao qual a coluna teve acesso, Lula tem agendas previstas em ao menos três cidades da França: a capital Paris, Marselha e Nice, na região da riviera francesa.

A viagem de Lula, de acordo com o documento, prevê “agenda focada em temas políticos, econômicos, acadêmicos, culturais e de defesa”, além dos eventos relacionados à Conferência da ONU sobre os Oceanos.

4 imagens

Lula terá reunião bilateral com presidente da França, Emmanuel Macron, durante o G20 no Rio
1 de 4

Lula embarcando para a Argentina no VC-1 da FAB, tradicional avião presidencial

Ricardo Stuckert/Metrópoles

2 de 4

Ricardo Stuckert/PR

3 de 4

Lula terá reunião bilateral com presidente da França, Emmanuel Macron, durante o G20 no Rio

Ricardo Stuckert / PR

4 de 4

Jan Woitas/picture alliance via Getty Images

O primeiro compromisso oficial de Lula em Paris está previsto para 4 de junho, quando ele deve participar de um fórum empresarial Brasil-França organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

No dia seguinte, a agenda de Lula terá caráter mais político, com uma série de encontros e reuniões com o presidente francês, Emmanuel Macron, e outras autoridades, como a prefeita de Paris, Anne Hidalgo.

Nesse mesmo dia, o programa da viagem prevê uma visita de Lula e Macron a uma exposição no tradicional Grand Palais e uma visita à ponte Alexandre III, um dos principais pontos turísticos de Paris.

O cronograma diz que, durante a visita à ponte, Lula deve fazer uma foto com a Torre Eiffel ao fundo. A previsão é de que, no momento da foto, a torre esteja iluminada com as cores da bandeira do Brasil.

Em 6 de junho, a agenda prevê uma participação de Lula em uma “conferência sobre ‘fake news’ e mudança do clima na sede da Unesco, organização da ONU para a Educação, Ciência e Cultura.

No mesmo dia, o presidente brasileiro deve receber mais um título Doutor Honoris Causa na Universidade Paris 8. De lá, seguirá para Marsellha, de onde pegará um helicóptero para visitar uma frota de submarinos franceses.

Em 8 de junho, Lula viajará para Nice, onde participara de um fórum econômico em Mônaco e das atividades da Conferência da ONU sobre Ocenanos. O discurso do petista no evento está previsto para 9 de junho.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.