GRIPE AVIÁRIA: Estado começa vazio sanitário; entenda processo

O governo do Rio Grande do Sul concluiu a desinfecção da granja comercial de Montenegro (RS), onde o foco de gripe aviária foi detectado, informou a Secretaria da Agricultura do Estado em nota.

A partir da desinfecção, a área entra no período de vazio sanitário por 28 dias, calculados a partir desta quinta-feira (22). Este prazo é necessário para o foco ser considerado concluído e o Brasil retomar o status de livre de gripe aviária junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

Granja | abc+



Granja

Foto: Diego da Rosa/GES

O processo de limpeza e desinfecção dos galpões, aviários, ninhos, máquinas e outras estruturas e equipamentos da granja, que envolve escritório, almoxarifado, vestiários e lavanderia, foi finalizado na noite desta quarta-feira (21) segundo a secretaria. Em nota, a pasta afirma que o processo de limpeza do estabelecimento se iniciou no domingo (18).

SAIBA MAIS – GRIPE AVIÁRIA: Justiça cobra explicações sobre mortes de aves no zoológico de Sapucaia do Sul

Anteriormente à limpeza, as ações sanitárias no local começaram na última sexta-feira (16), após a confirmação do caso, com o sacrifício das aves, retirada da cama das aves e a destruição dos ovos que ainda permaneciam no local, segundo a secretaria.

CONFIRA – Caso de gripe aviária é descartado em Estância Velha

A partir da finalização da limpeza e desinfecção, a granja começa a contar o período de vazio sanitário, que dura 28 dias para o caso de influenza aviária, já que são estipulados dois períodos de incubação de 14 dias, conforme prevê o Plano Nacional de Contingência da Influenza Aviária, esclareceu a secretaria.

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

Adicionar aos favoritos o Link permanente.