PRT em Ação mobiliza 400 municípios em São Paulo e marca início da expansão no Sudeste

unnamed 1 1 PRT em Ação mobiliza 400 municípios em São Paulo e marca início da expansão no Sudeste

Ana Carla Moura, coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo do MTur, destaca ações do PNT para a regionalização do turismo durante encontro do PRT em Ação em São Paulo (Júlia Schiaffarino/MTur)

O Ministério do Turismo deu largada à etapa Sudeste do programa PRT em Ação com uma mobilização histórica no estado de São Paulo. O evento, iniciado nesta terça-feira (21), na capital paulista, reuniu representantes de cerca de 400 municípios e das 47 Regiões Turísticas paulistas, além de profissionais da iniciativa privada ligados ao setor. A programação segue até sexta-feira (23), com foco em capacitação, troca de experiências e apresentação de boas práticas voltadas ao fortalecimento do turismo regional.

Durante o encontro, são debatidas estratégias de fomento, atração de investimentos e promoção de destinos. Também ganham destaque temas como o Mapa do Turismo Brasileiro e o Cadastur, sistema do governo federal que reúne prestadores de serviços turísticos formalmente cadastrados.

A coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo do MTur, Ana Carla Moura, reforçou a importância da atuação próxima aos territórios. “Temos uma orientação do nosso ministro, Celso Sabino, para que a equipe do Ministério do Turismo esteja cada vez mais próxima de quem faz o turismo na ponta. O PRT em Ação é uma iniciativa que reforça a importância do Mapa do Turismo, das políticas federais de regionalização, da Lei Geral do Turismo e das governanças locais, que operam de forma descentralizada e compartilhada”, afirmou.

A secretária Nacional de Políticas de Turismo, Cristiane Sampaio, complementou: “O PRT em Ação é um projeto que reforça a importância do fortalecimento das governanças que, junto ao Sistema Nacional do Turismo, fazem a Política Nacional do Turismo ser cada vez mais relevante para o desenvolvimento do setor em todo o território nacional”.

Destaques da edição

Um dos destaques da edição paulista é o avanço do estado no Cadastur. São Paulo lidera o número de registros ativos, com mais de 38 mil cadastros – sendo 8 mil apenas de guias de turismo. Para Gregory Sampaio, coordenador do Cadastur no estado, o salto evidencia o engajamento dos municípios. “Há quatro anos, eram apenas 13 cadastros; hoje, já passamos dos 38 mil. Isso demonstra que os municípios e regiões turísticas têm reconhecido a importância de manter-se atualizados no Cadastur. Já ultrapassamos 14 mil inscritos e temos potencial para crescer ainda mais”, disse.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.