Rio confirma mais duas mortes por febre do oropouche e chega a três óbitos em 2025

febre de oropouche

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES) confirmou mais duas mortes por febre do oropouche no estado. As amostras foram analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ) que constatou a causa dos óbitos. As vítimas são duas mulheres: uma moradora de Macaé com 34 anos, e outra de Paraty, com 23 anos. Ambas tiveram os primeiros sintomas em março deste ano, foram internadas, mas morreram dias depois.

Os casos são considerados isolados e ocorreram há mais de dois meses. Desde então, não houve novos registros de casos graves, internações, nem óbitos pela doença nessas cidades.

— Reforçamos a importância da vigilância contínua e das medidas preventivas adotadas pela população e pelos gestores municipais. Desde o ano passado, com a introdução do vírus no estado, nossos especialistas têm aperfeiçoado os protocolos de Vigilância Epidemiológica e aprimorado a assistência aos pacientes — ressalta a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.

Os sintomas da febre do oropouche são parecidos com os da dengue. O período de incubação é de quatro e oito dias. No início, o paciente geralmente sente por febre, dor de cabeça, dor nas articulações, dor muscular, calafrios e, às vezes, náuseas e vômitos persistentes por até cinco a sete dias.

Até o momento são 1.581 casos da doença e três mortes registradas no Rio. Os municípios que mais concentram notificações de casos suspeitos são: Cachoeiras de Macacu (649); Macaé (502); Angra dos Reis (320); Guapimirim (168) e Paraty (131).

The post Rio confirma mais duas mortes por febre do oropouche e chega a três óbitos em 2025 appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.