Dia da Infantaria do Exército Brasileiro é celebrado com solenidade na região

Em homenagem à data de nascimento daquele que é considerado o patrono da Infantaria Brasileira, Brigadeiro Antônio de Sampaio, comemora-se neste sábado, dia 24, o Dia da Infantaria do Exército Brasileiro, a chamada Rainha das Armas. 

Na região, há duas unidades militares com essa designação: o 18º Batalhão de Infantaria Motorizado (18º BIMtz), Batalhão Passo da Pátria, em Sapucaia do Sul; e o 19º Batalhão de Infantaria Motorizado (19º BIMtz), Batalhão da Serra, em São Leopoldo. Juntos, eles integram 1.375 militares oriundos de municípios de toda região.

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO JORNAL VS NO WHATSAPP

Solenidade

Em celebração pela data, na noite desta quinta-feira (22), o 18º BIMtz recebeu uma solenidade regional alusiva ao Patrono da Arma de Infantaria, comemorativa ao 215º aniversário de nascimento do Brigadeiro Antônio Sampaio.

O evento contou com as presenças do comandante da 6ª Divisão de Exército, General de Divisão Jayro Rocha Junior; do comandante da 3ª Região Militar, General de Divisão Rodrigo Ferraz da Silva; do comandante do 4º Grupamento de Engenharia, General de Brigada Pablo José Lira de Almeida; do General de Brigada Túlio Endres da Silva Gomes; além de autoridades municipais e regionais como o prefeito de Sapucaia do Sul, Volmir Rodrigues, e a presidente da Câmara de Vereadores do município, Veridiana Pacheco.

“Operam em qualquer tipo de terreno e sob quaisquer condições”

Ten Cel Ivan



Ten Cel Ivan

Foto: Divulgação

À reportagem, o comandante do 18º BIMtz, tenente-coronel Ivan Werberich destacou que as tropas de Infantaria do Exército Brasileiro, com a missão primordial de Defesa da Pátria, são aquelas vocacionadas para realizar o combate a pé, utilizando os mais diversos meios de transporte – terrestres, aéreos ou aquáticos – para o seu deslocamento. “Operam em qualquer tipo de terreno e sob quaisquer condições de tempo e visibilidade. Seu modus operandi é o emprego do fogo, movimento e o combate aproximado – uma ação militar, caracterizada pelo choque entre combatentes opostos, no qual são empregados todos os tipos de armamento disponível, visando à neutralização de uma força adversa”.

Para isso, os militares do Batalhão Passo da Pátria realizam treinamentos voltados à formação do Soldado de Infantaria, seguindo um planejamento de Instrução Militar gradativo e progressivo, dentro do ciclo de um ano, destaca o comandante.

Atuação nas cheias de 2023 e 2024

O tenente-coronel Ivan lembrou ainda que fazem parte das missões subsidiárias do chamado quartel 18, prestar o apoio à sociedade, quando solicitado pelas autoridades municipais, com a devida autorização do Comando do Exército. “Nesse sentido, o 18º BIMtz atuou em apoio à população gaúcha nas enchentes do Vale do Taquari e Região Metropolitana de Porto Alegre em 2023 e 2024, resgatando pessoas e animais atingidos diretamente pelas cheias dos rios, distribuindo alimentos, apoiando na limpeza de escolas e unidades de saúde, dentre outras atividades”, citou.

AONDE IR: Feira do Mel, Rosca e Nata, festival gastronômico e samba na praça estão entre as atrações do fim de semana na região; veja a programação

Contra a proliferação do mosquito

“Neste ano, o Batalhão também apoia à Prefeitura de Sapucaia do Sul no combate ao mosquito da dengue, atuando junto com funcionários da prefeitura para levantar focos do mosquito nas residências das áreas mais atingidas e orientar a população, a fim de contribuir na conscientização de medidas preventivas quanto a proliferação desses mosquitos”, completou.

Atualmente, o efetivo do 18º BIMtz é composto por 644 militares.

“Capacidade de ação em diversos tipos de missões”

Ten Cel Lauro



Ten Cel Lauro

Foto: Divulgação

O comandante do 19º BIMtz, tenente-coronel Lauro Lima dos Santos Neto ressaltou que a Infantaria se caracteriza como uma arma fundamental em qualquer Exército, sendo o braço decisivo da Força Terrestre. “As tropas de combate de Infantaria são fundamentais às operações militares pela sua adaptabilidade, versatilidade, mobilidade e capacidade de ação em diversos tipos de missões — seja em combate, em operações de paz ou em ações de apoio à população”.

Tenente-coronel Lauro destaca que o treinamento dos militares do Batalhão da Serra tem sido constante, rigoroso e adaptado aos desafios atuais. “A Organização Militar busca manter a tropa com elevados padrões de preparo físico, técnico-militar e psicológico por meio de exercícios operacionais, simulações e capacitações específicas. O objetivo é garantir que cada militar esteja pronto para cumprir sua missão com eficiência, disciplina e espírito de corpo”.

PREVISÃO DO TEMPO: Chuva volumosa antecede chegada de outro fenômeno intenso; saiba qual

Mais de 500 militares atuaram nas enchentes

O 19º BIMtz participou de resgates e salvamentos nas cidades de São Leopoldo, Porto Alegre, São Sebastião do Caí, Montenegro e Eldorado do Sul durante as enchentes de 2024. “Foram empregados mais de 500 militares nas áreas afetadas pelas fortes chuvas. A Operação Taquari 2 ocorreu durante mais de três meses, envolvendo ações de resgates, limpeza de vias, escolas, UBSs e apoio em hospitais de campanha. O Exército Brasileiro, por meio do Batalhão, não mediu esforços para auxiliar a sociedade com a finalidade de ajudar a população e minimizar ao máximo os danos causados pelas chuvas no Estado”, afirmou tenente-coronel Lauro.

3,4 mil residências visitadas no combate à dengue

Recentemente, o quartel 19 também atuou no combate à dengue, em conjunto com a Prefeitura de Viamão, de 2 de abril a 16 de maio, período em que, junto a Secretaria de Saúde, visitou diversos domicílios, apoiando a pulverização para o controle da dengue. Aproximadamente, 3.400 residências foram visitadas na ação. “Em resumo, assim como todo Exército Brasileiro, o Batalhão da Serra mantém prontidão constante e disponibilidade permanente para atuar em favor da população nos momentos de crise ou necessidade”.

Hoje, 731 militares atuam anto na área operacional quanto na área administrativa do 19º BIMtz.

Quando será o próximo feriado? Brasileiros vão demorar para ter feriado nacional no meio da semana

Saiba mais

De acordo com o Exército Brasileiro, a Infantaria possui as organizações militares subdividas em Motorizada, Paraquedista, Leve, Blindada, Mecanizada, de Selva, de Caatinga, de Pantanal, de Montanha, de Polícia do Exército e de Guarda. Dessa forma, é apta a atuar nos mais diversos ambientes operacionais, razão pela qual recebe a referência de rainha no tabuleiro da guerra, com capacidade de causar efeitos em todas as direções e espaços do teatro de operações.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.