“Não acho que sou talentoso, sou disciplinado”, diz Caito Maia, da Chili Beans

“Eu não acho que sou um cara talentoso. Eu acho que sou um cara disciplinado.” É com essa frase que Caito Maia, fundador da Chili Beans, resume o que considera ser o verdadeiro motor do sucesso.

O empresário, à frente da maior marca de óculos e acessórios da América Latina, foi o convidado do programa Rotina de Sucesso, apresentado por Paola Machado, doutora em Ciências da Saúde.

No episódio, ele compartilhou como a disciplina moldou sua trajetória pessoal e profissional — e como hábitos consistentes podem ser desenvolvidos por qualquer pessoa.

Caito perdeu 50 kg aos 17 anos. Mais do que uma transformação estética, o processo foi o ponto de virada na sua vida. “Foi aí que adquiri a disciplina”, conta. Desde então, o que era apenas força de vontade virou método.

“Se você tiver disciplina, consegue o que quiser”, diz ele, associando diretamente sua rotina regrada com o crescimento da Chili Beans, que hoje soma mais de 1.400 lojas.

  • Leia também: CEO da Vittude conta como a corrida a ajudou a superar uma depressão
  • E mais: Como o esporte ajuda a desenvolver paciência e resiliência para liderar com sucesso

Hoje, Caito começa o dia cedo. Ele medita, faz orações, se exercita e só então parte para o trabalho. Segundo ele, mais importante do que fazer muito é fazer com qualidade — e isso só é possível com mente e corpo em equilíbrio.

“O que eu precisava em termos de objetividade para produzir em 10 horas, hoje eu faço em 6.”

— Caito Maia, fundador da Chili Beans

Paola Machado reforça que disciplina é treinável — e não um dom. “Existem técnicas que qualquer pessoa pode aplicar para desenvolver disciplina, assim como Caito fez”, afirma.

Com base em sua experiência, ela compartilhou cinco passos práticos para quem deseja incorporar hábitos saudáveis e duradouros na rotina:

  1. Comece com pequenas metas: estabelecer objetivos realistas facilita o início da mudança. “Metas inalcançáveis desmotivam.”
  2. Crie rituais de início de dia: meditação, exercícios ou gratidão ajudam a começar com propósito e foco.
  3. Reforce a constância, não a perfeição: a disciplina nasce da repetição, não da execução impecável.
  4. Evite gatilhos de sabotagem: sono ruim, fome ou distrações afetam negativamente a adesão aos hábitos.
  5. Registre seu progresso: acompanhar pequenas conquistas aumenta a motivação e reforça o comportamento desejado.

“Se não malhar, não posso apostar em você”

A lógica se aplica tanto à vida pessoal quanto ao ambiente corporativo. Na Chili Beans, Caito defende que cuidar da saúde e do bem-estar dos colaboradores é tão importante quanto cuidar do negócio.

“Fui muito direto. Se não malhar, não posso apostar em você”, conta, ao lembrar de quando criou uma academia dentro da empresa. Mais do que uma iniciativa isolada, a decisão fez parte da estratégia de promover bem-estar como um valor organizacional.

A companhia, inclusive, é uma das poucas no Brasil que conta com uma gestora executiva de felicidade.

Denize Savi, jornalista especializada em ciências da felicidade e psicologia positiva, é a responsável por aplicar práticas baseadas em mindfulness, propósito e relações saudáveis entre os colaboradores. “Colaboradores felizes são mais produtivos e trazem mais lucro para a empresa”, afirma.

Leia também

Trump diz que EUA vão definir tarifas para outros países “nas próximas semanas”

Trump declarou que há “150 países querendo fechar um acordo”, e que os países notificados “poderão recorrer”, sem detalhar como funcionaria esse processo

Governo Lula restringe acesso a informações de convênios e emendas

Decisão do Ministério da Gestão e da Inovação afeta transparência de R$ 600 bilhões em recursos públicos

Felicidade no trabalho

Para Denize, a felicidade no trabalho não é um bônus, mas uma construção que parte de ações práticas — como estimular a meditação e promover espaços de escuta ativa.

“Durante muito tempo, acreditou-se que deveríamos deixar nossa vida pessoal na porta da empresa. Isso não faz mais sentido. Somos a mesma pessoa dentro e fora do trabalho.”

— Denize Savi, jornalista especializada em ciências da felicidade e psicologia positiva

A prática do mindfulness, por exemplo, vem sendo incentivada na empresa como um caminho para aumentar o foco, a clareza emocional e o bem-estar. “Mindfulness é uma ferramenta poderosa para melhorar a saúde mental e a produtividade”, explica Denize.

Ela recomenda que iniciantes comecem com curtos períodos de prática, evitando meditar quando estiverem cansados ou com fome. “O mais importante é não tentar bloquear os pensamentos, mas observar sem julgamento.”

Disciplina e saúde andam lado a lado 

Para Caito, disciplina e saúde caminham lado a lado — e são indispensáveis para quem busca conquistar grandes objetivos. “Quando você cuida do seu corpo e da sua mente, tudo ao redor começa a funcionar melhor. Inclusive os negócios.”

Com uma rotina pautada em foco, bem-estar e consistência, o empresário mostra que sucesso não é apenas resultado de talento, mas, sobretudo, de disciplina aplicada diariamente. E, como aponta Paola, isso está ao alcance de todos.

The post “Não acho que sou talentoso, sou disciplinado”, diz Caito Maia, da Chili Beans appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.