Brincar é coisa séria! Saiba por que Estância Velha tem 66 espaços para celebrar a brincadeira

A manhã de sábado (24), marcou o início da Semana Municipal do Brincar em Estância Velha com o evento “Vem Brincar na Vargas”, uma celebração ao direito de ser criança que ocupou a Avenida Presidente Vargas com atividades lúdicas, integração familiar e muita alegria. A iniciativa, promovida pelo Grupo de Trabalho Criança na Cidade, é parte de uma mobilização maior que já acontece no município há cerca de 10 anos, mas que desde 2022 passou a integrar oficialmente o calendário por meio de uma lei municipal, inspirada pela Aliança pela Infância.

  • ACOMPANHE: SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Mateus Cunha se divertiu com o filho Samuel Roberto Cunha | abc+



Mateus Cunha se divertiu com o filho Samuel Roberto Cunha

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

  • PREVISÃO DO TEMPO: Tempestades já atingem parte do RS e acumulados de chuva podem chegar a 200 mm

A Semana do Brincar ocorre em diversas cidades do país, sempre na última semana de maio, em alusão ao Dia Mundial do Brincar, celebrado no dia 28. A edição deste ano tem como tema “Proteger o Encantamento das Infâncias”, e em Estância Velha está ainda mais abrangente. Durante essa semana, 66 estações brincantes devem movimentar em escolas, unidades de saúde, espaços comunitários, estabelecimentos comerciais e até em empresas privadas.

A coordenadora pedagógica do grupo, a professora Jaqueline Hansen, destaca que o evento vai além da diversão. “O brincar é fundamental para o desenvolvimento infantil. É nesse momento que a criança desenvolve criatividade, empatia, socialização e fortalece vínculos com adultos e cuidadores. Tudo isso contribui diretamente para a formação emocional, cognitiva e social da criança”, explica.

“Vai ficar um vazio enorme”: Última das quatro árvores é cortada em frente ao Colégio 25 de Julho

Ela lembra que estudos indicam que a maior conexão neural da vida de uma pessoa ocorre por volta dos dois anos de idade, e que investir nessa fase traz retorno significativo para toda a sociedade. “Um prêmio Nobel de Economia demonstrou que cada dólar investido na primeira infância gera um retorno de sete (dólares) no futuro, porque tudo que é bem trabalhado nessa fase reduz a necessidade de intervenções futuras em áreas como saúde, educação e segurança”, completa.

Estância Velha vem consolidando políticas públicas voltadas à infância. Desde 2024, o município integra a Rede Brasileira Cidade das Crianças, sendo a 17ª cidade do país a aderir o programa, e também passou a fazer parte da Urban95, uma rede que propõe olhar a cidade pela perspectiva de uma criança de 95 centímetros, ou seja, de cerca de três anos de idade. “A ideia é planejar a cidade considerando a vivência dos pequenos. São cidadãos desde o nascimento e precisam ocupar os espaços públicos com segurança e liberdade para brincar”, pontua Jaqueline.

Pais se divertem e aprendem com os filhos

Na prática, esse cuidado com a infância se revela em momentos de conexão verdadeira, como o vivido por Mateus Cunha, 28 anos, morador do bairro Lago Azul, ao lado do filho Samuel Roberto Cunha, de 8 anos. “A gente já participou de outras edições da Semana do Brincar. Eu entendo essa iniciativa como uma forma de fortalecer a relação entre pais e filhos. É uma atividade que sempre traz alegria para as crianças, e eu decidi dedicar essa manhã de sábado justamente para fazer o meu filho feliz”, contou Mateus, enquanto brincava de amarelinha com o filho.

Monique Emmel levou os filhos Arthur Heyder, de 2 anos, e Bernardo, de 6 anos, para o Vem Brincar na Vargas | abc+



Monique Emmel levou os filhos Arthur Heyder, de 2 anos, e Bernardo, de 6 anos, para o Vem Brincar na Vargas

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

A mesma energia foi compartilhada por Monique Emmel, de 38 anos, do bairro Rincão da Saudade, que levou os filhos Arthur Heyder Emmel, de 2 anos, e Bernardo, de 6 anos, para aproveitar a programação. “É um momento para estarmos conectados, longe das telas e perto uns dos outros. Os guris adoraram”, relatou Monique.

  • ENTRE NO CANAL DO ABCMAIS NO WHATSAPP

A programação da Semana do Brincar segue até sexta-feira, 30 de maio. Na terça-feira, dia 27, acontece uma Blitz Brincante com entrega de materiais informativos no semáforo da Rua Portão com a Presidente Vargas, entre 11h15 e 12h30. Já na quarta-feira (28), o Dia do Brincar será marcado por uma atividade intergeracional às 14h30, reunindo crianças da EMEI Lyra das Crianças e idosos do Grupo Conviver na Sociedade de Canto Lyra. No fim do dia, às 18 horas, uma proposta brincante antecede a Caminhada do Dia do Desafio, no Caminhódromo da Avenida Presidente Vargas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.