Dermatologista aponta os perigos de passar casca de banana no rosto

O TikTok é uma baú de invenções, mas algumas podem ser bastante perigosas. Abrir o aplicativo e se deparar com trends e truques um tanto quanto peculiares costuma ser comum. Recentemente, o que viralizou na rede social foi um método de cuidado com a pele. Se pensou que os usuários aplicaram cremes de tecnologia inovadora no rosto, nada disso. No caso, alguns internautas estavam passando casca de banana na face.

Diante da ação dos tiktokers, a coluna Claudia Meireles requisitou a dermatologista Mayla Carbone para entender se a prática faz bem ou se prejudica a pele. De acordo com a médica, a casca de banana contém substâncias antioxidantes e minerais, mas “isso não significa que seja segura ou eficaz para uso direto” na cútis.

“Não existem estudos científicos que comprovem benefícios reais no uso tópico da casca de banana para tratamentos dermatológicos”, argumenta a especialista.

4 imagensA casca de banana se tornou o principal ingrediente de uma rotina de cuidado com a pele que viralizou no TikTok A casca de banana pode irritar a pele, segundo a médicaA especialista ressalta sobre o casca de banana conter agrotóxicoFechar modal.1 de 4

A dermatologista explica os perigos de passar casca de banana no rosto

Getty Images2 de 4

A casca de banana se tornou o principal ingrediente de uma rotina de cuidado com a pele que viralizou no TikTok

Getty Images3 de 4

A casca de banana pode irritar a pele, segundo a médica

Getty Images4 de 4

A especialista ressalta sobre o casca de banana conter agrotóxico

Getty Images

Mayla salienta que esse contato da casca de banana com a pele pode causar reações alérgicas, irritações ou desequilíbrios na barreira cutânea em cútis sensíveis. Outro tópico ressaltado por ela é quanto ao risco de aplicar ingredientes naturais sem controle de formulação. Ela atesta que práticas como essas tendem a desequilibrar o pH da região, obstruir poros e até agravar condições, a exemplo de acne e dermatites.

“O principal risco está em provocar reações alérgicas ou irritações, especialmente se a casca estiver contaminada com agrotóxicos ou resíduos de manipulação”, enfatiza.

A especialista frisa sobre as trends de beleza viralizadas nas redes sociais nem sempre terem embasamento médico: “Muitas delas promovem práticas caseiras que podem parecer inofensivas, mas trazem sérios riscos à saúde da pele”. Mayla explica que cada pessoa tem um tipo de cútis, o que requer necessidades específicas e até restrições a certos ativos.

Foto colorida de mulher passando casca de banana no rosto - MetrópolesPassar a casca de banana no rosto oferece riscos à saúde da pele

Fez o truque?

Caso pertença ao grupo de pessoas que costuma repetir em casa os truques de beleza postados nas redes sociais, a médica aconselha buscar a orientação de um dermatologista a fim de evitar danos à pele. Ela orienta “adotar uma rotina de cuidados baseada em evidências e produtos seguros.”

Se fez o truque da casca de banana e sentiu que ajudou a firmar e iluminar a cútis, Mayla Carbone destaca ser um mito a história de que o ingrediente oferece o “efeito botox“. “Isso só é obtido com a aplicação de toxina botulínica, que age diretamente no músculo para suavizar linhas de expressão. Nenhum composto presente na casca da fruta tem essa função ou penetra na pele a ponto de promover firmeza real”, avalia.

“A sensação de ‘pele mais firme’ relatada por alguns usuários pode ser apenas um efeito momentâneo causado pela secagem do resíduo sobre a pele”, finaliza a dermatologista.

Foto colorida de mulher passando casca de banana no rosto - MetrópolesA médica pontua ser um mito passar casca de banana no rosto e conquistar o efeito botox

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.