Com protestos nas arquibancadas, Grêmio vence o Bahia e alivia pressão

Após cinco partidas sem saber o que era vencer, o Grêmio reencontrou o caminho da vitória. Na manhã deste domingo (25), o Tricolor fez 1 a 0 no Bahia, na Arena, e conseguiu, momentaneamente, aliviar a pressão que vem sofrendo da torcida nos últimos dias. Inclusive, um grupo de torcedores apareceu na arquibancada vestindo uma camisa que formava a frase “Time Vagabundo”. Braithwaite, de pênalti, foi o autor do gol da vitória gremista nesta 10ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Braithwaite anotou o gol gremista na manhã deste domingo | abc+



Braithwaite anotou o gol gremista na manhã deste domingo

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

A semana gremista não foi fácil. Após a eliminação na Copa do Brasil para o CSA, torcedores foram cobrar o elenco na porta do centro de treinamento. Também houve protestos dentro do estádio. No entanto, em campo, o Tricolor foi valente e conseguiu segurar o resultado positivo. Agora, a equipe de Mano Menezes soma 12 pontos e está na 12ª posição.

Torcedores protestaram na Arena | abc+



Torcedores protestaram na Arena

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

O enfrentamento

O primeiro tempo foi bem disputado na Arena. As duas equipes buscavam o gol. Os visitantes chegaram com perigo com David Duarte, aos 7 minutos, mas a cabeçada do defensor foi à direita de Volpi. Aos 18, Lucho Rodríguez ganhou de Kannemann e saiu de frente com Volpi, mas a finalização foi pela linha de fundo.

Os mandantes responderam dois minutos depois. Amuzu arrematou de fora da área e a bola foi nas mãos de Marcos Felipe. Na sequência, o lateral João Pedro precisou ser substituído. Ele foi para o vestiário carregado pela equipe gremista. Ronald assumiu a posição.

O Bahia era melhor e controlava a partida. Aos 28 minutos, após cobrança de falta rebatida por Volpi, a defesa afastou mal e a bola sobrou para David Duarte na marca do pênalti. No entanto, o tiro foi por cima. Pelo lado tricolor, Amuzo era quem mais tentava, mas não teve sucesso. Pela falta de pontaria de ambos os lados, os times foram para os vestiários sem mexer no placar.

Gol e vitória

Para a etapa final, Mano Menezes colocou Pavon no lugar do belga Amuzu. O Tricolor foi para cima e foi premiado.

Após boa jogada de Cristado pelo meio, o argentino arrumou para Braithwaite, que invadiu a área e foi derrubado pelo goleiro. O árbitro Bruno Arleu ainda foi ao VAR para analisar o lance e, após cinco minutos, confirmou a marcação de campo. O dinamarquês cobrou e colocou o Grêmio à frente do placar aos 15 minutos. 

A partir dali, o Grêmio se fechou e deixou a bola com o Bahia, que pressionou. Lucho Rodríguez, Erick Pulga, Luciano Juba e Kayky tentaram, mas não conseguiram passar pela defesa gremista. Quando necessário, Volpi trabalhava para evitar o empate. Já quando ia ao ataque, Arezo, que substituiu Braithwaite, ficava sozinho com a bola e perdia a jogada.

Mas, no final, não foi preciso atacar mais. O Grêmio soube segurar a pressão para sair com a vitória.

O jogo

Domingo/ Arena, em Porto Alegre. Árbitro: Bruno Arleu de Araújo, auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa e Thiago Henrique Neto Correa Farinha.

Grêmio 1
Tiago Volpi; João Pedro (Ronald), Wagner Leonardo, Kannemann e Marlon; Dodi e Villasanti; Kike Olivera (Aravena), Cristaldo e Amuzu (Pavon); Braithwaite (Arezo). Técnico: Mano Menezes.

Bahia 0
?Marcos Felipe; Gilberto (Santiago Arias), David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre, Everton Ribeiro (Kayky), Michel Araújo (Rodrigo Nestor) e Cauly (Iago); Erick Pulga e Lucho Rodríguez (Willian José). Técnico: Rogério Ceni.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.