Desemparedamento faz parte da proposta na EMEI Olavo Bilac

Na EMEI Olavo Bilac, no bairro Santo Afonso, o projeto Criança é natureza, liderado pela professora Semíramis Oliveira da Silva, aproxima os pequenos alunos dos elementos naturais, por meio da observação de sementes, folhas, entre outros. “O objetivo é sensibilizá-las sobre o clima, o tempo e o ambiente ao redor”, explica.

Dylan Kurz Vieira e Emma Carolina Moya Gonzalez com a professora Semírames | abc+



Dylan Kurz Vieira e Emma Carolina Moya Gonzalez com a professora Semírames

Foto: Ana Paula Figueiredo/GES-Especial

Após a enchente, a escola adaptou o projeto de forma criativa. As crianças plantaram ervas para chá e até nasceu tomate acidentalmente. As atividades variadas contribuem para o desemparedamento e a valorização do respeito à natureza. Um dos destaques foi o Chá das Maravilhas, com contação de histórias e experimentação de chás. “As crianças adoraram e até sugeriram sentimentos como amor para incluir no chá”, conta a professora, destacando a presença especial da Fada Arco-Íris.

Segundo a diretora Janaína Cardoso Ramos, o projeto também promoveu a criação de uma obra utilizando elementos naturais como madeira e tecido, evitando o uso de plástico. “Usamos utensílios reais, como panelas e colheres de pau, para que as crianças experimentem diferentes temperaturas, pesos e texturas. Isso amplia o contato com materiais diversos”, avalia.

Chá das Maravilhas permitiu a experimentação sensoria | abc+



Chá das Maravilhas permitiu a experimentação sensoria

Foto: Divulgação

O contato com a terra e os chás promovem a conexão com a natureza e o respeito ao meio ambiente | abc+



O contato com a terra e os chás promovem a conexão com a natureza e o respeito ao meio ambiente

Foto: Divulgação

Adicionar aos favoritos o Link permanente.