Em fábrica de SC, BMW inicia produção do primeiro carro híbrido plug-in da América do Sul

Com um visual robusto e elegante, o BMW X5, nomeado como o o estado-da-arte em híbridos plug-in, começou a ser produzido em Araquari na última sexta-feira (29). O veículo, o primeiro fabricado em toda a América Latina, reúne um motor a gasolina de seis cilindros em linha de 313 cv e um motor elétrico de 197cv. Juntos, desenvolvem 489 cv de potência e 700 Nm de torque combinados.

Em fábrica de SC, BMW inicia produção do primeiro carro híbrido plug-in da América do Sul – Foto: Uwe Fischer/Reprodução/ND

Há 10 anos no Norte catarinense, a companhia é especializada na fabricação de carros premium, sendo considerada a empresa da categoria mais bem-sucedida do Brasil devido aos seus números no Estado.

Com mais de 100 mil veículos produzidos em Santa Catarina, a BMW é uma das empresas que mais movimentam a economia na região. “A produção local de um modelo eletrificado no Brasil é o início de uma nova era para o grupo. O BMW X5 é o modelo em série mais sofisticado, tecnológico e potente já produzido na América do Sul. Isso é motivo de grande orgulho para todos os colaboradores de Araquari”, afirma Otavio Rodacoswiski, diretor geral da planta de Araquari.

Conheça o BMW X5

O novo modelo tem faróis afilados e a grade em forma de duplo rim marcando a aparência dianteira. Além disso, é equipado com o BMW Iconic Glow, uma iluminação ao redor da grade que confere ao modelo um visual mais moderno.

Já por dentro, o carro é equipado com o BMW Curved Display, composto por uma tela de informações de 12,3 polegadas atrás do volante e outra tela de 14,9 polegadas que faz o papel de central multimídia.

BMW Curved Display é um dos destaques do modelo – Foto: Uwe Fischer/Reprodução/ND

Debaixo do capô, o BMW X5 híbrido plug-in é equipado com um motor a gasolina de seis cilindros em linha de 313 cv e um motor elétrico de 197cv.

Integrado na transmissão Steptronic Sport de oito marchas, o motor elétrico utiliza um novo sistema pré-engrenagem para melhorar a entrega de torque e contribuir para um desempenho ainda mais esportivo para o modelo.

Veículo reúne um motor a gasolina e um motor elétrico – Foto: BMW/Reprodução/ND

Segundo a BMW, o X5 xDrive50e acelera de 0 a 100km/h em apenas 4,8 segundos. A quantidade de energia utilizável que pode ser armazenada pela bateria de alta tensão é de 25,7 kWh, o que confere ao X5 um alcance em modo 100% elétrico até 79 km, de acordo com o ciclo PBEV.

Produção local

Na companhia, a produção segue a demanda do mercado. “Nossa decisão de produzir o X5 híbrido plug-in em Araquari foi incentivada pelo forte desempenho dos modelos eletrificados em nosso portfólio no mercado brasileiro. Em 2024, um em cada quatro BMWs vendidos no país é totalmente elétrico ou híbrido plug-in. E o novo X5 PHEV produzido localmente ajudará a aumentar essa participação”, afirma Maru Escobedo, presidente e CEO do BMW Group Brasil.

Veja mais imagens do BMW X5

BMW X5 é o primeiro carro híbrido plug-in da América do Sul - Uwe Fischer/Reprodução/ND

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BMW X5 é o primeiro carro híbrido plug-in da América do Sul - BMW/Reprodução/ND

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BMW X5 é o primeiro carro híbrido plug-in da América do Sul – BMW/Reprodução/ND

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BMW X5 é o primeiro carro híbrido plug-in da América do Sul – Uwe Fischer/Reprodução/ND

Planta Araquari, a maior fábrica de carros premium

Há um ano, o grupo anunciou um aumento de 10% na produção da planta de Araquari, visando alcançar uma produção anual de 11.000 unidades. A unidade produz atualmente o BMW Série 3, BMW X1, BMW X4 e agora o BMW X5.

Com uma área total de 1,5 milhão de m², incluindo 112.893 m² de edifícios, a fábrica conta com atividades de montagem, carroceria e soldagem, sistemas de pintura e logística, além de prédios administrativos e auxiliares.

Planta da BMW em Araquari é a maior fábrica de carros premium na América do Sul – Foto: BMW/Reprodução/ND

Tour virtual na fábrica de SC


Fábrica de Araquari já produziu mais de 100 mil veículos em 10 anos de operações – Vídeo: BMW/Reprodução/ND

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