Como evitar que o seu gato “destrua” a decoração de Natal

Para muitos tutores de gatos, o período natalino pode ser uma verdadeira dor de cabeça. Organizar uma decoração de Natal faz parte da experiência desse período, e assistir o seu bichano tentando destruí-la pode ser frustrante. De acordo com a veterinária Raísa Gonçalves, o brilho e as diferentes texturas dos objetos decorativos de fato chamam a atenção dos felinos, mas há formas de contornar a situação.

Os pets ficam intrigados com a diversidade visual das bolas, enfeites e pisca-pisca. “E tudo que é novo chama atenção, por ser algo que não está sempre na casa”, explica Gonçalves.

Apesar de não existir uma fórmula mágica para mantê-los longe do décor, existem algumas saídas eficientes para os amantes dos gatos não perderem tempo e dinheiro à toa. Gonçalves adverte que brigar com o pet não é um recurso recomendado. “Repreendê-los pode acabar causando o efeito inverso ao esperado. Reforçando os comportamentos ruins”, destaca a profissional.

Se você deseja decorar sua casa e manter os enfeites intactos até o fim do feriado, o ideal é distraí-lo e tirar o foco da árvore.

Segundo a veterinária comportamentalista Cintia Pinheiro, essas são as cinco melhores formas de manter o seu gato longe da árvore de Natal:

Escolhendo o lugar certo

Posicionar a árvore em um espaço de difícil acesso, como um canto ou contra parede, pode ajudar. “Evite áreas abertas onde ele possa pular facilmente”, aconselha Pinheiro.

4 imagens

As fitas chamam a atenção dos felinos

Os bichanos podem viver em harmonia
Estimular os gatos com brincadeiras é importante
1 de 4

Os gatos são bastante territorialistas

Getty Images

2 de 4

As fitas chamam a atenção dos felinos

Getty Images

3 de 4

Os bichanos podem viver em harmonia

Getty Images

4 de 4

Estimular os gatos com brincadeiras é importante

Getty Images

Enfeites seguros

Opte por enfeites leves e bem fixados, que não irão fazer movimentos instigantes aos olhos dos felinos. Evite os que possuem cordões longos ou partes pequenas que o bichano possa engolir.

Brincadeiras divertidas

Gastar a típica “energia de caça” inerente aos gatos é outra medida eficiente. “Brincar de caça com o seu gato fará com que ele gaste energia e fique menos tempo tentando brincar com a árvore”, sugere.

Base segura

Para evitar que a árvore seja derrubada, Pinheiro indica o uso de uma base pesada e antiderrapante para a árvore. “Fixá-la em uma parede também pode ajudar”, afirma.

Distrações

Novos brinquedos podem desviar a atenção dos gatos das decorações. O ideal é fazer um rodízio desses novos objetos, de modo que ele se mantenha entretido e se interesse menos pelos decorativos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.